quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Werder Bremen x Sampdoria

Cassano luta, mas não evita derrota. Foto: www.gazzetta.it

Hoje eu assisti a um dos vários jogos de ida pelos play-offs da UEFA Champions League (indiscutivelmente a MELHOR competição interclubes do mundo).

Acompanhei a vitória dos alemães do Werder Bremen sobre os italianos da Sampdoria por 3 a 1. As camisas das duas equipes chamaram minha atenção.

Clique na foto para ver a camisa ampliada.

Em sua segunda temporada como fornecedor de material esportivo do Clube alemão, a Nike apostou em um design inovador e fora dos padrões para o uniforme home do Werder.

A princípio não havia gostado, mas olhando melhor até que achei a camisa bonita. Há um bom equilíbrio entre os tons de verde. É algo bem diferente do convencional.

Pazzinni comemora o único gol da Sampdoria no jogo. Foto: www.gazzetta.it

A Kappa, que vem produzindo os uniformes da Samp nos últimos anos, também inovou. A camisa away dos italianos tem agora litras diagonais, que quebram a tradicional "horizontalidade" dos modelos anteriores.

Acho que justamente por isso, não simpatizei muito com esta camisa. Pelo menos, não é muito "poluída" e isso a deixa mais "leve" (e menos feia).

Curiosidades

O Werder Bremen tem 111 anos. Foi fundado em 4 de fevereiro de 1899.

A Unione Calcio Sampdoria tem 64 anos. Foi fundada em 12 de agosto de 1946, após a fusão de dois times: Sampierdarenese (que usava as cores azul e branco) e Andrea Doria (que vestia vermelho e preto). Daí o nome "Unione Calcio" e o uniforme com quatro cores - que lhe rende o apelido de Blucerchiati.

Os alemães possuem quatro títulos da Bundesliga (1964/1965, 1987/1988, 1992/1993 e 2003/2004).

Os italianos conquistaram apenas um scudetto, na temporada 1990/1991.

O zagueiro Naldo é o único brasileiro no atual elenco do Werder Bremen.

A Samp não tem brasileiros em seu elenco, mas um dos maiores ídolos do Clube nasceu no Brasil: Toninho Cerezo (jogou por lá entre 1986 e 1992).

O Werder Bremen tem um terceiro uniforme todo laranja, com detalhes verdes, sobre o qual falarei a respeito em outro post.

Walter Zenga e Gianluca Pagliuca (dois dos melhores goleiros que já vi jogar) já atuaram pela Samp.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Camisa reserva do Everton





Depois de ensaiar usar uma camisa rosa na temporada passada, o Everton, de Liverpool, radicalizou e colocou logo uma camisa rosa choque desta vez. Se em 2009/2010, a camisa reserva era preta com faixas rosas discretas, em 2010/2011 os torcedores dos Toffes irão ter que se acostumar com a predominância do rosa, desta vez mais forte, mas com apenas uma faixa preta.

No último final de semana, o Everton estreou no Campeonato Inglês contra o Blackburn, fora de casa (e perdeu por 1 a 0). Vejam na foto abaixo o que alguns torcedores, muito bem humorados, fizeram para acompanhar o time.


A terceira (e feia) camisa da Lazio



Seguindo a série (involuntária) de posts com camisas feias, chegou a hora da terceira camisa da Lazio, da Itália. O modelo da Puma é pouco criativo, pois lembra na hora o desenho usado pela Costa do Marfim na Copa do Mundo, que foi de verde e branco no uniforme reserva. O azul mais escuro já usado em outras oportunidades, mas em camisas que usavam uma cor única. Melhor, na minha opinião.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Terceira camisa do Chelsea


Muito bonita essa terceira camisa do Chelsea (as outras duas também estão muito bacanas). Esse tom de verde com o azul marinho combinou bem e me parece que não fica muito escandaloso. Achei a sacada do esfumaçado na listra central para o patrocínio bem interessante e uma ótima saída para camisas listradas.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Camisa do País de Gales


A simplicidade da Umbro funcionando outra vez. Layout mais limpo impossível. Eu gosto bastante. Não sei se vai agradar a maioria justamente por ser simples. Mas é preferível assim a encher a camisa de firulas.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chelsea F.C.

Uniforme 2

O Chelsea Football Club é o atual campeão inglês e está de roupa nova para a temporada 2010/2011. Não estou trazendo nenhuma novidade. Pretendo apenas dar meus palpites a respeito da camisa away e sobre os uniformes dos goleiros, além de contar um pouco da história deste Clube londrino.

Como colecionador de camisas há mais de 20 anos, digo: o novo 2º uniforme é um dos mais bonitos que eu já vi. É claro que sou suspeito pra falar, já que eu acho (quase) todas as camisas bonitas. E quem me conhece sabe da minha preferência por cores vivas/berrantes.

A combinação preto/laranja sempre faz sucesso. E desta vez não foi diferente! Os Blues chegaram a usar as cores recentemente (temporada 2008/2009) no uniforme do goleiro Peter Cech (no caso, a camisa era toda laranja, com detalhes pretos).

Por falar em goleiros, os modelos a seguir vão vestir Cech, Hilário e Ross Turnbull.

Uniformes dos goleiros

Como já contei que sou chegado em cores vivas/berrantes, acho desnecessário dizer o que achei dos modelos acima. Mesmo assim, eu falo: o desenho delas é simples, mas bacana.

A Adidas vive uma fase excelente. Não me lembro de um uniforme da fabricante alemã que tenha desagradado aos amantes de camisas de futebol. Era fã da Umbro (e continuo sendo, na verdade), mas tomei gosto pela marca das três listras...

Curiosidades

Fundado em 10 de março de 1905, o Clube não possui muitos troféus. É tetracampeão inglês (1954/1955, 2004/2005, 2005/2006 e 2009/2010), tem seis títulos da Copa da Inglaterra e outros quatro da Copa da Liga Inglesa.

Títulos continentais? Apenas a modesta Recopa Européia (duas vezes, em 1970/1971 e em 1997/1998) e a não menos modesta Supercopa Européia (em 1998).

Mesmo assim, é um time tradicional. Seu rival histórico é o Fulham (ambos estão sediados no bairro de Fulham, em Londres). Com o passar dos anos, Arsenal, Tottenham e Manchester United também entraram para o rol de rivais do Chelsea.

Grandes jogadores do Futebol mundial já vestiram a tradicional camisa azul, como Gullit, Vialli, Lebouf, Desailly, Deschamps, Robben, Crespo, Zola, Shevchenko e Ballack.

Ninguém usa a "Camisa 25 " no Chelsea. Ela foi aposentada em homenagem ao italiano Gianfranco "Magic Box" Zola, que defendeu os Blues de 1996 a 2003.

Graças ao magnata russo Roman Abramovich, que comprou o Chelsea em 2003, o Clube cresceu assutadoramente, dando muito trabalho aos adversários.

Desde a fundação, o Chelsea teve quatro escudos. O primeiro tinha uma imagem de um pensionista (por isso o apelido The Pensioners - mantido por quase 50 anos). Em 1953 surgiu um emblema temporário, com as iniciais CFC. No mesmo ano foi desenhado um leão olhando para trás e segurando uma bengala, baseado nos elementos do escudo das armas do Distrito Metropolitano de Chelsea. Em 1986 o escudo continha um leão mais natural, em amarelo (e não azul), apoiado na sigla CFC. Foi Abramovich quem decidiu "resgatar" o escudo implantado na década de 50, em vigor desde 2005.

Nova camisa reserva do Manchester United



Os times ingleses costumam caprichar em seus modelos, o que, excepcionalmente, não aconteceu na nova camisa reserva do Manchester United, já com o patrocínio da AON, que substitui a AIG, uma das empresas que se deu mal na crise econômica mundial. Nada contra o branco, mas sim em relação às faixas pretas e vermelhas nas mangas. Me pareceu algo meio anos 90. Não gostei.

Camisa do Estudiantes


A Topper consegue fazer camisas bacanas! Essa do Estudiantes ficou muito bonita. Certinha. Precisava então daquele escudo quase na barriga e a quebra das listras na camisa do Atlético-MG? Acho que não né? É só ter bom senso...

terça-feira, 3 de agosto de 2010

A camisa mais feia do mundo



Em homenagem ao Dia Mundial do Rock, celebrado em 13 de julho, o Brasiliense surpreendeu a todos ao entrar em campo contra o América-MG com essa coisa horrorosa aí da foto. A ideia era criar uma relação de Brasília, terra de bandas importantes no cenário brasileiro, como Legião Urbana e Paralamas do Sucesso, com o rock. O resultado, que usou tons de azul que pretendiam simular um jeans (?), ficou bizarro. Não satisfeito, o time de Taguatinga voltou a usar esse uniforme, desta vez no jogo de sábado contra o Ipatinga. Disparado, até agora, a camisa mais feia do mundo em 2010.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Camisas do Boca 2010/2011


A camisa número um do Boca ficou muito bonita. A nike seguiu o padrão europeu. O azul agora é mais claro (eu prefiro o azul mais escuro) e a gola amarela. Acho o uniforme dos Bosteros um dos mais bonitos do futebol. Já a camisa número dois, achei meio sem graça. O cinza apaga um pouco o uniforme, dá uma cara de camisa de treino. Não ficou feia, mas sem comparação com a camisa branca que veio antes dessa.

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com