segunda-feira, 23 de maio de 2011

Camisa do Betis (2010/2011)


A Segunda Divisão do Campeonato Espanhol 2010/2011 está quase terminando. E já é certo o retorno de uma tradicional equipe à elite do Futebol no país: o Real Betis Balompié.

Faltam duas rodadas para o término da temporada. Os Verdiblancos lideram a chamada Liga Adelante com 79 pontos - apenas três de vantagem sobre outro tradicional time, o Rayo Vallecano.


As camisas do Betis foram, por muito tempo, produzidas pela italiana Kappa. Hoje, o Clube é o responsável pela própria linha de material esportivo, cuja logomarca é RBb.

Parece ser uma tendência das equipes espanholas. O Almería é um exemplo recente do que estou dizendo. Saiba por que clicando no nome do time.

Clique na foto para vê-la ampliada.

Não tenho nada a favor, mas também não sou contra esta política. No Brasil, o Vasco da Gama fez isso no início dos anos 2000.

Geralmente, quando o clube fica responsável pelo design de seu próprio fardamento, fica difícil esperar por grandes novidades no layout.

Clique na foto para vê-la ampliada.

A prova disso está no 3º uniforme do Betis, que só chama a atenção pela cor laranja e o grande escudo do Clube em marca d'água.

Se você tem saudade das camisas da época da Kappa, recomendo-lhe o seguinte site: www.retrobetis.com. Você encontrará camisas clássicas (todas originais) a preços inacreditáveis!

Curiosidades

Celebrar com o título o retorno à Liga BBVA - foi rebaixado na temporada 2008/2009 - não seria um feito inédito. O time alviverde é pentacampeão da Segunda Divisão espanhola.

Na temporada 1957/1958, o Betis dividiu o título com o Real Oviedo. Entre as temporadas 1949/1950 e 1967/1968, a Segunda Divisão era disputada por dois grupos distintos (Norte e Sul) e o melhor time de cada era considerado campeão.

O Clube sevilhano foi campeão espanhol em uma única oportunidade. Foi na distante temporada 1934/1935, quando disputava a Primeira Divisão pela terceira vez.

O Betis conquistou a Copa del Rey duas vezes: em 1976/1977 e 2004/2005.

Em 2005, tornou-se o primeiro time da Andaluzia a disputar a UEFA Champions League.

A mascote do Clube foi adotada recentemente. Em 2006, o Betis realizou uma votação, pela internet, com os torcedores. Eles escolheram um boneco verde e branco que representa uma palmeira. Ele é uma referência à Avenida de La Palmera, onde fica o estádio Ruiz de Lopera.

O Betis ficou mais conhecido no Brasil após a contratação de Denílson, em 1998. Depois dele, vários brasileiros passaram pelo Clube, como Edu e Ricardo Oliveira. O elenco atual conta com o zagueiro Rovérsio e o meia Iriney.

O zagueiro Mike Roqué, de 22 anos, anunciou em Março deste ano sua aposentadoria em virtude de um câncer malígno na pélvis. Como forma de ajudar o jogador, o Betis promove a venda de camisas especiais. A cada peça vendida, cinco euros são destinados aos custos com o tratamento do atleta. Ela custa 59,95 euros e é idêntica ao modelo oficial. A diferença é o patch na manga esquerda, com o nome do jogador e o número utilizado por ele. O time chegou a usar essa camisa em algumas partidas na temporada.


Texto de Fábio Pinel

Um comentário:

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Belo post.
Aliás, a camisa do Betis sempre foi uma meta para minha coleção... Um dia eu chego lá...
Anderson Vianna
CTBA (C&M)

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com