segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Camisa especial do América-TO

Camisa comemorativa usada contra o Cruzeiro. Foto: Fábio Monteiro

O América Futebol Clube, de Teófilo Otoni, é uma das equipes mais novas no Módulo I do Campeonato Mineiro.

Apesar da boa campanha no Módulo II, em 2009, o time não conseguiu superar Ipatinga (campeão) e Caldense.

Em compensação, o 3° lugar lhe garantiu o convite da Federação Mineira de Futebol logo após a desistência do Rio Branco, de Andradas - que já estava no Módulo I.

Camisa foi usada somente no 1° tempo. Foto: Fábio Monteiro

A estréia na 1ª Divisão Estadual foi ruim. O América venceu apenas uma das 11 partidas que disputou e terminou em 10º lugar, entre 12 participantes.

Este ano a equipe parece ter aprendido com os erros do passado e faz uma campanha bem melhor. A primeira derrota foi para o Cruzeiro, e se deu apenas na 5ª rodada.

Apesar do bom início, o time ainda tem uma longa caminhada para se firmar entre os principais do Estado de Minas Gerais.

A camisa em homenagem aos torcedores. Foto: Fábio Monteiro

No jogo contra o Cruzeiro, o América usou uma camisa especial. O Clube vendeu espaços em sua camisa para os torcedores estamparem suas fotos.

Ao todo são 320 fotos na camisa - que não será vendida. Apenas quem comprou um espaço tem direito à uma réplica do modelo.

Além disso, os torcedores ganharam um passaporte com ingressos para todos os jogos da equipe em Téofilo Otoni, em uma área especial do estádio Nassri Mattar, com direito a água e refrigerante à vontade.

Patrocinadores do time foram mantidos. Foto: Fábio Monteiro

A camisa foi fabricada pela Kickball e segue os padrões da empresa mineira.

Apesar de não ser bonita visualmente, merece integrar qualquer coleção de camisas de Futebol que se preze. É uma peça para poucos colecionadores.

Vale lembrar que a (boa) idéia não é original. O Corinthians usou uma camisa com fotos de torcedores na vitória por 3 a 2 sobre o Avaí, no Pacaembu, em jogo válido pela 37ª rodada da Série B 2008.

A camisa corinthiana. Foto: Renato Pizzutto/Placar

Curiosidades

O Clube foi fundado em 12 de Maio de 1936.

A escolha do nome se deu através de um sorteio. Em uma cumbuca foram colocados os nomes dos principais times do Rio de Janeiro. Uma criança de 14 anos foi quem tirou o nome América.

Cada espaço na camisa do time foi negociado por R$500,00. Quem comprou mais de um, teve desconto. O valor arrecadado é de aproximadamente R$160.000,00.

A mascote é um Dragão. O time também é conhecido como "Dragão do Corcovado".

Texto de Fábio Pinel (http://twitter.com/PinelJornalista)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Camisa da Rússia

Quando uma banda lança um cd que é sucesso de crítica e aprovado pela maioria dos fãs surge aquela dúvida: será que o próximo vai ser tão bom quanto esse? Melhor? Ou pior?
Acredito que o mesmo acontece com algumas camisas de futebol. Nós, os afccionados, sempre esperamos que um modelo supere o outro e lamentamos quando isso não acontece. Veja o caso da camisa da Rússia. O modelo da temporada passada fez um sucesso enorme no mundo dos colecionadores (relembre aqui). A combinação do vinho com dourado combinou perfeitamente no modelo. A camisa ficou imponente e clássica ao mesmo tempo. Chegamos no ponto da dúvida! Será que atual vai ser mais bacana? Tirem suas conclusões, mas eu tenho certeza que não.


Curiosidades

A antiga URSS teve um certo destaque no cenário do futebol. No final dos anos 50 e começo dos anos 60 tinha no legendário goleiro Lev Yashin sua grande estrela. Conhecido como Aranha Negra, foi um dos maiores arqueiros do mundo. Outro grande goleiro apareceu nos anos 80. Rinat Dasaev surgiu como o grande nome daquela seleção, mas não conseguiu os títulos do antecessor. Chegou perto no vice campeonato da Eurocopa em 88, perdendo para a Holanda.
A Rússia luta para ter o sucesso da antiga URSS. Os resultados ainda não apareceram. Destaque apenas para a campanha na Euro 2008, quando forma eliminados pela futura campeã Espanha nas semifinais.

Títulos da antiga URSS

Medalha de ouros nas Olimpíadas de 66 e 88
Eurocopa 60
Mundial Sub-20: 1977
Mundial Sub-17: 1987

Camisa do Guaraní (do Paraguai)

Paraguaios posam antes da partida. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

Na terça-feira (22), o Club Guaraní veio ao Brasil para enfrentar o Cruzeiro - jogo válido pelo Grupo F da Copa Libertadores da América 2011.

Foi o primeiro confronto entre as duas equipes na história do Futebol. Melhor para a Raposa, que aplicou uma sonora goleada de 4 a 0 e vai bem na competição.

Esse uniforme te lembra algum time? Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

O uniforme dos paraguaios tem um layout conhecido e assemelha-se bastante com o do Peñarol, do Uruguai - não por acaso, como você saberá daqui a pouco.

A combinação "amarelo e preto" costuma dar certo e é uma das minhas preferirdas. Na verdade, não me lembro de nenhuma camisa que tenha errado nessa mistura.

Uniforme simples e bonito. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

Vamos agradecer à Wilson por nos brindar com essa bela camisa. A empresa americana não tem o Futebol como carro-chefe, mas arrisca-se nesse mercado.

São Caetano, Náutico, Ceará, Paysandu, São Raimundo e Anapolina são exemplos de times que já vestiram Wilson. Brasil-RS, Boavista-RJ e Cabofriense-RJ ainda trabalham com a marca.

Aurrecochea: um capítulo à parte. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

O que mais chama a atenção nos uniformes do Guaraní é o uniforme do goleiro - que NÃO é confeccionado pela Wilson.

Pablo Fernando Aurrecochea usa camisas inspiradas em personagens de desenhos animados, histórias em quadrinho e seriados de televisão.

Pablo "Simpson" Aurrecochea. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

A idéia surgiu de um comentário da esposa do jogador, que achava os uniformes de goleiros muito normais. Ela sugeriu ao marido o uso de cores mais vivas.

Em 2010, Aurrecochea aderiu à sugestão. Coincidência ou não, depois dessa "mudança" o Guaraní voltou a ser campeão paraguaio - título que não conquistava havia 14 anos.

Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Aurrecochea já vestiu mais de 50 modelos diferentes, como Homem-Aranha, Hulk, Chapolin Colorado, Pantera Cor-de-Rosa, Super-Homem, Batman e até Bob Esponja!

Peças indispensáveis para qualquer colecionador de camisas de Futebol. Eu só preciso descobrir agora se os modelos estão disponíveis para compra (e onde).

Curiosidades

Um dia, em 1903, alguns jovens sócios do Olímpia se reuniram no campo do Clube para praticar Futebol, mas foram proibidos pelo responsável por guardar a bola. Na base da força, o grupo pegou a pelota e foi se divertir. Pouco tempo depois, a Polícia foi chamada para prender os "arruaceiros". Na fuga pelas ruas de Assunção, toparam com o General Caballero, que se solidarizou com os jovens e deu fim à confusão. Surgiu então a idéia de criar um outro clube de Futebol. Esses foram os primeiros passos para a fundação do Club Guaraní.

O Club Guaraní foi fundado em 12 de Outubro de 1903. O nome é uma homenagem à tribo indígena que povoava o país antes da colonização espanhola e ao idioma nacional.

As cores são uma referência ao famoso corsário inglês Francis Drake, que navegava com uma bandeira amarela e preta. Corsário, para quem não sabe, é um comandante de navio com autorização para atacar outros navios. Na prática, um pirata. Francis Drake "arrecadou" tantos recursos para a Inglaterra que foi condecorado com o título de "Sir" pela Rainha Isabel I.

O amarelo e preto também é uma homenagem proposta pelos irmãos Melian, que faziam parte do grupo de fundadores do Guaraní. Eles começaram a jogar Futebol no Peñarol, do Uruguai...

Não por acaso, o maior rival do Guaraní é o Olímpia. O jogo entre as duas equipes é conhecido como "Clássico Añejo". Os dois são os únicos times do Paraguai que nunca foram rebaixados para a 2ª divisão.

O Guaraní é onze vezes campeão paraguaio (1906, 1907, 1921, 1923, 1949, 1964, 1967, 1969, 1984, 1996 e 2010).

Texto de Fabio Pinel (http://twitter.com/PinelJornalista)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O clássico argentino no interior de Sergipe

Poucas vezes na história do futebol brasileiro aportuguesar uma palavra ou um nome estrangeiro rendeu casos tão curiosos como o que acontece no interior sergipano. Inspirados pelos dois maiores clubes argentinos, dirigentes das cidades de Cristinápolis e Carmópolis não se fizeram de rogados e criararam um "clássico" Boca Júnior e River Plate.


O River Plate, atual campeão sergipano, foi fundado em 1967 na cidade de Carmópolis, onde tem seu estádio Idalito Oliveira, que recebe 2.500 torcedores. Com uniforme idêntico ao clube de Buenos Aires, o River sergipano tem como um de seus patrocinadores o grupo de forró Calcinha Preta, o que transforma o clássico dos patrocinadores em um Calcinha Preta x Mulheres Perdidas, que também é um conjunto musical.

Denominado oficialmente Sociedade Esportiva River Plate (o original se chama Club Atlético River Plate), o River genérico tem, além do título de 2010, o estadual de 2009 da segunda divisão. No ano passado, o time debutou em competições nacionais, ficando em 28º lugar na Série D. Hoje, estreia na Copa do Brasil contra o Botafogo, em Aracaju.

O nome do Boca é mais curioso. Se chama Sociedade Boca Júnior Futebol Clube. Júnior mesmo, não Juniors, como o original (Club Atlético Boca Juniors). Mais novo do que o rival, o Boca foi fundado em 25 de dezembro de 1993 em Cristinápolis e o máximo que conseguiu foi ser o quinto colocado no Campeonato Sergipano de 2005. Tem, apenas, dois títulos da segunda divisão estadual, em 2004 e em 2007. Nunca disputou uma competição estadual e, assim como o Boca original, está em crise. Com o décimo lugar no campeonato do ano passado, o time hoje está na segunda divisão estadual.

Texto de Frederico Jota (http://www.twitter.com/FredericoJota)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Willem II Tilburg (2010/2011)

Willem II perdeu para o Excelsior no sábado (18). Foto: www.sbvexcelsior.nl

Já faz um tempo que eu acompanho a via crucis deste time no Campeonato Holandês (também conhecido como Eredivisie).

O Willem II é o lanterna, com oito pontos. Venceu apenas um jogo entre os 24 que disputou. Faltam 10 rodadas para o fim da competição.

A diferença entre Willem II e o tradicional Feyenoord - primeiro time fora da zona de rebaixamento - é de 17 pontos.

A equipe tem o pior ataque (com 22 gols marcados) e a pior defesa, com 67 gols sofridos (média impressionante de 2,8 por jogo).

São 18 derrotas. E por mais incrível que pareça, há (por enquanto) um time que perdeu mais vezes: o VVV-Venlo tem 19 derrotas.

Acho melhor falar um pouco da camisa do Willem II...

Está difícil esconder a frustração na equipe. Foto: Geert van Erven

As cores oficiais do Clube são o azul, o vermelho e o branco - o que faz a equipe e seus torcedores serem também conhecidos como Tricolores. O curioso é o uso da grafia em português.

A camisa titular é listrada verticalmente. Particularmente, acho difícil a combinação de listras nas cores azul, vermelho e branco dar certo, mas nesse caso não há muita "agressão" aos olhos.

Um dos raros momentos de comemoração. Foto: Geert van Erven

Ajuda o fato de apenas duas empresas estamparem suas logomarcas no uniforme: Pondres (uma empresa holandesa de Marketing) e a DPD Pakketservice (especializada em logísitca).

Vale destacar que a Pondres abriu mão do uso da cor original de sua logomarca (violeta escuro). Com certeza isso é um fator positivo na hora de analisar o visual da camisa.

Desenho dos uniformes titular e reserva.

Os uniformes são produzidos pela Masita, uma empresa holandesa que surgiu em 1933. Trabalhava apenas com couro, e nos anos 60 começou a explorar o mercado de material esportivo.

Tem grande participação no mercado holandês e exporta para diversos países europeus, como Inglaterra, França, Áustria, Suiça, Irlanda, Hungria e Croácia.

SBV Excelsior (Holanda), VVV-Venlo (Holanda), FC Otelul Galati (Romênia), FC Hansa Rostock (Alemanha), OFI Crete (Grécia) e FC Torpedo Kutaisi (Geórgia) são alguns exemplos de clubes que usam uniformes da Masita.

Uniforme reserva, no jogo contra o Ajax. Foto: Geert van Erven

Curiosidades

O Clube foi fundado na cidade de Tilburg em 12 de Agosto de 1896, e seu primeiro nome foi Tilburgia. Foi rebatizado em 12 de Janeiro de 1898 em homenagem ao Rei holandês Willem II.

As cores adotadas pelo Clube são inspiradas propositalmente na bandeira da Holanda.

O Willem II foi o primeiro campeão holandês na era profissional, iniciada na temporada 1954/1955, mas jamais ergueu a taça desde a criação da Eredivisie, em 1956.

No currículo constam ainda outros dois títulos nacionais (1916 e 1952), duas Copas da Holanda (1944 e 1963) e dois títulos da segunda divisão (1957 e 1965).

Na temporada 1999/2000, participou da UEFA Champions League na condição de vice-campeão holandês. Foi eliminado na primeira Fase de Grupos após dois empates e quatro derrotas. Integrava o Grupo G ao lado de Sparta Praga, Bordeaux e Spartak Moscou.

O Willem II foi, coincidentemente, o segundo clube nas carreiras do holandês Marc Overmars e do finlandês Sami Hyppiä. O holandês Jaap Stam também já vestiu a camisa dos Tricolores.

O único time que conseguiu perder para o Willem II (até agora) nessa temporada foi o Vitesse: 1 a 0, em Tilburg, na 20ª rodada.

Texto de Fabio Pinel (http://twitter.com/PinelJornalista)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Momento Retrô

Você sabia que o Atlético-MG já representou a Seleção Brasileira? O Galo aceitou um pedido da antiga CBD e no dia 19 de dezembro de 1968 jogou de verde e amarelo contra a Iugoslávia, que dias antes empatara com com o escrete canarinho de Pelé e companhia por 3 a 3.

A partida começou ruim para os mineiros. Antes dos 10 minutos já perdiam por 2 a 0. Mas a partir daí o que se viu foi um grande futebol apresentado pelos atletas brasileiros. O time conseguiu empatar ainda no primeiro tempo. O gol da virada veio no início da segunda etapa. Final de jogo Atlético/Seleção Brasileira 3 x 2 Iugoslávia.

Ficha Técnica:

DATA: 19 de Dezembro de 1968
LOCAL:
Estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG (Brasil)
PÚBLICO: 37.592
ÁRBITRO:Ramón Barreto (Uruguai)
GOLS: Josip Bukal (5), Nenad Bjekovic (8), Vaguinho (32), Amauri Horta (45) e Ronaldo (53)

ATLÉTICO/BRASIL: Brasil: Mussula; Vander, Normandes (Djalma Dias), Grapete e Décio Teixeira; Vanderlei Paiva, Amauri Horta e Lola; Vaguinho, Ronaldo e Tião (Caldeira). Técnico: Yustrich.

IUGOSLÁVIA: Ivan Curkovic; Andjelko Tesan, Rajko Aleksiv, Miroslav (Dragan Holcher) e Dojcinovski; Paunovic, Nenad Bjekovic (Ilija Katic) e Spasovski; Vahidin Musemic (Rudolf Belin), Jovan Acimovic (Fikret Mujkic) e Josip Bukal. Técnico: Rajko Mitic.

Abaixo, uma réplica da minha coleção.


Texto de André Fidusi (http://twitter.com/Fidusi)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

As três novas camisas do Grêmio


O Grêmio vai estrear amanhã na Libertadores 2011 contra o Oriente Petrolero, da Bolívia, no estádio Olímpico. E vai de roupa nova. Ontem à noite, o tricolor gaúcho lançou sua nova coleção de camisas, feitas pela Topper e que já estão no mercado com o salgadíssimo preço de R$ 189,90. As novas camisas têm várias referências.

A número 1 (foto acima) tem listras menores e o azul está um pouco mais claro, relembrando a tonalidade usada pelo Grêmio quando levantou seu primeiro Brasileirão, em 1981. Segundo a empresa, a utilização de números tradicionais e da gola "careca" dá à camisa um ar retrô. O patrocínio master da Banrisul vem com um fundo azul, o que corta as listras da camisa. E hoje em dia tem tanto espaço para patrocínio que a Tim colocou sua marca DENTRO do número.... (foto abaixo).


Gostei muito da camisa reserva (abaixo), bem diferente das anteriores lançadas pelo clube. A inspiração foi a bandeira do clube (segunda imagem abaixo), tanto no tom celeste quando na utilização de faixas verticais e horizontais em preto e branco.



Saindo um pouco do tradicional, o terceiro uniforme (abixo), que não achei dos mais bacanas, traz gola em V e duas listras grandes na parte da frente, com o escudo no meio do peito. Peça diferente para colecionadores, mas que não me agradou muito.


Curiosidades

O Grêmio é um dos times brasileiros mais tradicionais quando se fala de Copa Libertadores. Disputa em 2011 sua 13ª edição. Já eliminou na primeira fase o Liverpool, do Uruguai, e está no grupo 2, teoricamente um dos mais simples da fase de grupos, com León de Huánuco (Peru), Junior Barranquilla (Colômbia) e Oriente Petrolero (Bolívia).

O histórico do Grêmio é invejável na competição. Foi campeão em 1983 e 1995, vice em 1984 e em 2007, eliminado nas semifinais em 1996, 2002 e 2009, nas quartas em 1997, 1998 e 2003. As duas piores campanhas foram em 1982 e em 1990, quando foi eliminado na primeira fase.

Danrlei foi o jogador que mais vezes vestiu a camisa do Grêmio em jogos pela Libertadores. Nada menos que 49 participações. Jardel, que estufou as redes 16 vezes pelo clube gaúcho na competição, é o maior artilheiro. A maior goleada aconteceu em 1984, quando fez 6 a 1 no Los Andes, da Venezuela. Clubes brasileiros já sofreram nas mãos do Grêmio, que fez 5 a 1 no Flamengo, em 1984, e 5 a 0 no Palmeiras, em 1995, as outras duas grandes goleadas gremistas no torneio.

Em 1983, o tricolor venceu a final contra o Peñarol, do Uruguai, empatando em 1 a 1 em Montevidéu e vencendo por 2 a 1 em Porto Alegre. Em 1995, derrubou o Atlético Nacional, da Colômbia, com uma vitória de 3 a 1 em casa e um empate em 1 a 1, em Medellín. Os vice-campeonatos aconteceram diante de times argentinos, o Independiente, em 1984, e o Boca Juniors, em 2007.

Texto de Frederico Jota (http://twitter.com/FredericoJota)
Fotos: Site oficial do Grêmio.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Novas camisas do Cruzeiro (2011)

Todos os uniformes de jogo. Foto: Divulgação/Vipcomm

Cruzeiro e Reebok apresentaram nesta terça-feira (18), em Belo Horizonte, os novos uniformes titular, reserva e de goleiro para a temporada 2011.

Os novos uniformes da Raposa apresentam muitas novidades com relação aos modelos anteriores e o resultado final, na minha opinião, é ótimo.

Camisa 1 (clique na foto para ver detalhes). Foto: Divulgação/Vipcomm

O uniforme titular ganhou gola em "V" (na cor da camisa) e uma faixa branca no peito. Nas mangas, uma pequena faixa branca completa o ar retrô proposto pelo modelo.

A faixa branca no peito é uma clara referência à primeira camisa usada pelo time após a mudança do nome, em 1942, quando a Societá Sportiva Palestra Itália tornou-se Cruzeiro Esporte Clube.

A mudança que eu mais gostei foi com relação à "Tríplice Coroa". Ela deixou de ser estampada em amarelo e agora é aplicada no próprio tecido, como uma marca d'água.

O escudo do Clube voltou com força total. Está maior e com uma textura nova. Além disso, a fonte dos números está menos arredondada. É clássica e combina bem com o uniforme.

Camisa 2 (clique na foto para ver detalhes). Foto: Divulgação/Vipcomm

O uniforme reserva também está de gola nova e, tanto ela quanto as mangas possuem detalhes em azul e branco. As laterais da camisa apresentam faixas verticais azuis.

A simplicidade deste modelo o deixa ainda mais bonito, considerando também que apenas o Banco BMG e a Netshoes aparecem como patrocinadores ("poluindo" menos a camisa).

Assim como no uniforme titular, a "Tríplice Coroa" aparece no uniforme reserva no centro da camisa, na altura do peito e como marca d'água.

Vale lembrar que o tecido também é diferente. O novo material é mais leve e traz detalhes que deixam todos os uniformes ainda mais bonitos.

Camisas dos goleiros (clique na foto para ampliar). Foto: Divulgação/Vipcomm

Para quem gosta das tradicionais cinco estrelas soltas nas camisas do Cruzeiro, fica como consolo a presença delas nos uniformes dos goleiros.

Destaque para a implatação de uma textura emborrachada no peito, para aumentar o atrito da bola com o corpo do atleta. As camisas estão disponíveis nas cores vermelho, laranja e marrom, além do já tradicional amarelo.

Veja no vídeo a seguir como foi a apresentação dos novos uniformes:



As novas camisas estão à venda nas Lojas Cruzeiro Mania por R$169,90. Pela internet é possível comprar através do site: http://www.shopcruzeiro.com.br.

E ainda hoje o Grêmio-RS apresentará seus novos uniformes, agora fornecidos pela Topper. Amanhã (16), Frederico Jota e o Camisaria Futebol Clube vão mostrar como são os novos fardamentos do Tricolor Gaúcho.

P.S.: A Reebok deve apresentar em breve o novo terceiro uniforme. Especula-se que ele trará referências ao título da Taça Brasil, em 1966.

Texto de Fábio Pinel (http://www.twitter.com/PinelJornalista)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esporte Clube Pelotas (2011)

Internacional 3x2 Pelotas, no Beira Rio. Foto: Divulgação/Vipcomm

Há tempos o Pelotas chama minha atenção. Na infância, quando acompanhava os "Gols do Fantástico", não entendia bem a existência um time de camisa amarela que não fosse a seleção.

Dono de uma combinação pouco comum no Futebol brasileiro (amarelo e azul), este centenário clube gaúcho também é conhecido por Áureo-Cerúleo.

Cores combinam, mas patrocinadores "poluem". Foto: Divulgação/Vipcomm

O uniforme do Pelotas não é feio, mas também não posso afimar que é bonito. Limito-me a dizer que é simples, sem invenções.

O grande problema é o excesso de patrocinadores. Ao contrário da Caldense e do Tupi, nesse caso o número de anunciantes prejudica o resultado final.

Atrás, a camisa mostra-se bem simples e discreta. Foto: Divulgação/Vipcomm

São 6 patrocinadores: Embratel, HDI Seguros, Banrisul, Multisom, Claro e Marvel (concessionária de carros). Sem contar a Squema - fornecedora do material esportivo.

Um ponto positivo: o escudo e a logomarca da Squema são emborrachados.

Outro ponto de vista da camisa por trás. Foto: Divulgação/Vipcomm

Sobre a Squema: a empresa nasceu em 2003, na cidade de Três de Maio-RS. Tem uma clientela diversificada, fornecendo uniformes para escolas, universidades, blocos carnavalescos e, claro, times de Futebol.

Veranópolis, Internacional de Santa Maria, São José, Cruzeiro de Porto Alegre, Brasil de Farroupilha, Três Passos e Rio Branco-AC são alguns dos clientes da Squema, que está para o Rio Grande do Sul como a Kickball está para Minas Gerais.

O material dos uniformes não é de primeira linha. O tecido é mais grosso e pesado, mas também não é justo exigir a mesma qualidade de Nike, Umbro, Adidas...

Curiosidades

O Esporte Clube Pelotas nasceu em 1908, da fusão entre o Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club.

Em 1909, venceu o Sport Club Rio Grande. Foi a 1ª derrota da história deste que é o clube de Futebol mais antigo do Brasil.

O título mais importante do Pelotas é o Campeonato Gaúcho de 1931. O time foi vice-campeão estadual cinco vezes (a última em 1960).

A mascote do Pelotas é um Lobo.

Em 2002 participou da Copa Sul-Minas. Jogou contra 15 times e terminou em 14º lugar, à frente apenas de Mamoré-MG e Joinvile-SC.

No jogo Atlético-MG 2x2 Pelotas, em 6 de Abril de 2002, pela Copa Sul-Minas, o Lobão ficou marcado negativamente. Com três jogadores expulsos e preocupado com o risco eminente de ser goleado, o então técnico do time, Arnaldo Lira, mandou alguns de seus comandados simularem contusão. Por falta de número suficiente de atletas em campo, o árbitro Sandro Schmidt encerrou a partida bem antes do tempo regulamentar terminar.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Camisas do Internacional

O Internacional já havia feito um belo par de camisas pra o Mundial Interclubes, mas o trauma foi grande e agora veio uma coleção nova. As camisas ficaram lindas, embora eu prefira a vermelha com a gola e punhos brancos. Mas a camisa reserva ficou sensacional! Gostei bastante da faixa para o patrocínio.

Curiosidades

O Sport Club Internacional é um dos timesmais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro. Fundado em 4 de abril de 1909, o Inter possui 39 campeonatos gaúchos, uma Copa do Brasil (1992), 3 campeonatos brasileiros (1975, 76 e 79), uma Recopa Sul-Americana (2007), uma Copa Sul-Americana (2008), duas Copas Libertadores da América (2006 2010) e um Mundial Interclubes (2006).

Entre os grandes times do Inter, destacam-se o "Rolo Compressor" do hexa gaúcho entre 1940 e 45 e a equipe dos anos 70, tricampeã brasileira, liderada por Paulo Roberto Falcão e o chileno Elias Figueiroa.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novas camisas do River Plate

O River Plate continua, em 2011, a usar o escudo no meio do peito, fora da faixa diagonal tão tradicional de sua camisa. No local, em alto relevo, tem um desenho do escudo antigo, com as iniciais CARP. Eu não gostei dessa mudança para a camisa tradicional do clube, que ganhou agora o patrocínio da Tramontina nas mangas. Se para a camisa principal não ficou bom, para a reserva se encaixou melhor. Preta com uma faixa simples vermelha no meio do peito, a camisa número 2 do River é bem bacana.

Curiosidades:

Fundado em 1901, o River é o maior campeão nacional da Argentina, com 34 conquistas, entre campeonatos metropolitanos, nacionais, clausuras e aperturas. Tem duas Libertadores (1986 e 1996) e um Mundial, também vencido em 1986. E o atual presidente do River é ninguém menos do que Daniel Passarella, capitão da Seleção Argentina campeã do mundo em 1978.

O nome do clube é frequentemente associado a uma tradução grosseira de Rio da Prata, mas o nome como é conhecido o Rio da Prata na comunidade britânica é realmente River Plate e não Silver River. Um exemplo é que a batalha naval entre Inglaterra e Alemnanha, na Segunda Guerra Mundial, chamada "Batalha do Rio da Prata", é conhecida em inglês como The Battle of The River Plate. O nome do clube foi proposto por um dos fundadores, Pedro Martínez, que se sentiu atraído pelas enormes caixas vindas da Escócia no Porto de Buenos Aires com a inscrição “River Plate”.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Camisa amarela do Tupi

Novo uniforme estreou contra o Galo. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

O Tupi Foot Ball Club, de Juiz de Fora, apareceu de roupa nova para enfrentar o Atlético no domingo (6), em Sete Lagoas, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro.

Tradicionalmente, o uniforme titular do Galo Carijó é listrado verticalmente em preto e branco (como a camisa do Galo de Belo Horizonte). O reserva é todo branco.

Claudinho Baiano e a camisa. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Este ano, para homenagear a MRS Logística - patrocinador master da equipe, que estampa sua logomarca nas camisas do Tupi desde 2006 - o Clube decidiu fazer um uniforme usando as cores da empresa.

Dessa forma, o amarelo e azul marcam esse modelo bem diferente dos padrões. Gostei da combinação e do resultado final. Vejo equilíbrio no uniforme. Não há nada exagerado ou de mal gosto. Gostei!

Visão de trás da camisa. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Assim como a Caldense (clique no nome do time para conferir o post), o Tupi conta com vários patrocinadores além da MRS Logística. Também estão presentes o Banco BMG, Unimed, Victory Suítes e Lupo.

A fornecedora de material esportivo do Tupi é a GSport, uma empresa da própria cidade de Juiz de Fora e que está há 15 anos no mercado. Já produziu os uniformes de Democrata-GV, Entrerriense-RJ e Ateneu, entre outros.

Nova camisa custa R$60,00. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Atualmente, a GSport trabalha apenas com o Tupi. Gérson Araújo, dono da empresa e torcedor do time, é o autor do layout das camisas da equipe para esta temporada.

Uniformes titular e reserva do Tupi para 2011 (clique na foto para ampliar).

Ah! Faltou dizer que o escudo do time e a logomarca da GSport nas camisas são bordados e termocolantes. E tentem reparar nos detalhes nas listras nos três uniformes. Muito bacana!

Curiosidades

O Tupi foi fundado em 26 de maio de 1912.

Os únicos títulos oficiais são: o Campeonato Mineiro - Módulo II (2001) e a Taça Minas Gerais (2008).

O time de 1966 ganhou o apelido de "Fantasma do Mineirão". Em um amistoso contra o Cruzeiro, em Juiz de Fora, o Tupi venceu por 3 a 2 - jogando contra craques como Tostão, Piazza, Dirceu Lopes, Natal, Zé Carlos e tantos outros. Foi convidado então pelo Atlético para um amistoso. O Galo Carijó venceu por 2 a 1. Foi a vez do América desafiar a equipe juiz-forana. E lá foi o Tupi derrotar o Coelho por 2 a 1. Eis que a Raposa pediu uma revanche. E o Tupi voltou a ganhar do Cruzeiro, desta vez por 2 a 1. As vitórias sobre os três grandes times da capital, e todas no Mineirão, renderam um convite ao Tupi para treinar com a seleção brasileira em Caxambu-MG. Mesmo com Pelé e Garricha, o Brasil não saiu do 1 a 1 com o Galo Carijó.

Time-base do Tupi em 1966 (4-2-4): Waldir, Manoel, Dario Mendes, Murilo e Walter. França e Mauro. João Pires, Toledo, Vicente e Eurico. O técnico era Geraldo Magela Tavares.

O Tupi já disputou a Série C do Campeonato Brasileiro 11 vezes. A melhor colocação foi o 4º lugar, em 1997.

O Tupi esteve nas duas últimas edições da Série D do Campeonato Brasileiro. Foi 5º em 2009 e 19º em 2010.

O Tupi participou da Copa do Brasil duas vezes. Em 2004 eliminou o Bangu, mas caiu diante do Flamengo na fase seguinte. Em 2005 não passou pelo Criciúma.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Camisas do Zenit

Vendo as novas camisas do Zenit da Rússia para esta temporada ficou impossível não lembrar dos uniformes da década de 90. Principalmente de uma camisa do Napoli de 92. Esse período foi marcado por uma onda de "criatividade" nos desenhos esportivos. Na época era uma novidade, mas hoje, poucas se salvam. Essa camisa do Zenit ficou bacana. Foge um pouco da cor chapada, mas ao mesmo tempo não fica exagerada.

Curiosidades

Originalmente o Zenit nasceu em 1925, com o nome de Stalinets, homenagem ao líder russo na época, Stalin. Em 1940 mudou o nome para Zenit.

O clube teve seu momento de glória na Copa da Uefa de 2007/2008. O clube russo derreotou times como Olympique Marselha e Bayern Leverkussen e Bayern de Munique. O título do torneio veio em cima do Rangers da Escócia, vitória por 2 a 0.

A equipe russa ainda venceria mais um título europeu, a Supercopa da Europa, vencendo o grande Manchester United por 2 a 1.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Torcedor de Recife escolhe modelo de camisa do Avaí


Agora virou moda torcedores criarem desenhos e sugerir novos designs para seus clubes de coração. O América-MG, recenentemente, foi um dos exemplos e já contamos essa história aqui, no Camisaria Futebol Clube. Agora é a vez do Avaí, que escolheu a camisa que vai usar na Copa do Brasil deste ano através de um concurso. Representantes de vários estados se inscreveram no site www.eufizacamisa.com.br, que recebeu nada menos do que 427 modelos.

Curiosamente, quem criou a camisa vencedora (no alto do post) não foi um catarinense , mas sim Jade Marcondes de Amorim Galindo, de Recife. A camisa será confeccionada pela Fanatic e vai estrear no dia 23 de fevereiro no jogo do time de Florianópolis contra o Vilhena-RO, pela primeira fase da Copa do Brasil.

Além do modelo vencedor, outros quatro foram classificados para a "decisão". Confira abaixo os finalistas. E aí? Concordou com a escolha?


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Nova logomarca da Penalty

Os mais atentos colecionadores já perceberam que há algo diferente nos uniformes das equipes patrocinadas pela Penalty.

Desde o início do ano, a empresa paulista não tem estampado sua logomarca nas camisas de times como Vasco, Vitória e Portuguesa.

Meia Bernardo, novo reforço cruz-maltino. Foto: Site do Vasco

Veja a camisa do Vasco, por exemplo. Onde antigamente estava o símbolo da Penalty (do lado direito, logo acima do ALE) hoje encontramos a seguinte frase: "O Brasil não se explica, se sente".

Segundo a empresa, "o teaser reforça uma característica muito forte e exclusiva da Penalty no segmento de Futebol, que é a brasilidade", ressaltando o fato de ser uma marca 100% brasileira.

Rubro-negro baiano também aderiu à campanha. Foto: Globoesporte.com

Até o Náutico, mais recente "contratação" da Penalty, entrou na onda do "suspense" que gira em torno das mudanças propostas por esta tradicional fornecedora de material esportivo.

O Timbu estreou no Campeonato Pernambucano com uma camisa básica, que segue a tradição dos uniformes do Clube alvi-rubro e segue o layout padrão dos modelos mais recentes.

Camisa provisória do Timbu: bonita, mas não será vendida. Foto: Superesportes

Além de Vasco, Vitória e Náutico, Remo, Ceará, Portuguesa, Santa Cruz, Defensor-URU, Everton-CHI, Amiral-CAN e as bolas oficiais de 15 campeonatos estaduais patrocinados pela Penalty exibem o "aperitivo".

Detalhe da camisa do Náutico.

Ainda não há uma data certa para a divulgação oficial da nova logomarca, mas em um esforço de reportagem, a equipe do Camisaria Futebol Clube obteve acesso ao que está por vir e, agora, antecipa a nova cara da Penalty.


A fonte ficou mais arredondada e moderna, mas a principal mudança está no símbolo da empresa. A cor laranja foi trocada pelo verde e o design curvilíneo ficou arrojado. Gostei!

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com