sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Mapa em camisa do Palestino, do Chile, ignora Israel e cria polêmica


Uma das camisas mais criativas dos últimos tempos nasceu para causar polêmica. Na verdade, não é nem a camisa em si, mas um dos números usados no modelo. O Palestino, do Chile, inovou ao usar na última semana, contra o Everton de Viña del Mar, um modelo no qual o número 1 tem exatamente o formato do... mapa anterior à criação do Estado de Israel!
O polêmico número 1 da camisa do Palestino (foto AFP)

Obviamente a decisão de usar a camisa causou problemas. A comunidade judaica local protestou e pediu para que o número não fosse usado. Segundo uma matéria da France Press, o Palestino não só disse que vai continuar usando o número como um diretor, que pediu anonimato, afirmou que o clube existe desde 1920, logo, antes da criação de Israel, em 1948. Outra alegação é que o mapa já apareceu em camisas do clube nos anos de 2002 e 2003.

Foto da frente da camisa do clube (reprodução site do Palestino)

Ainda segundo a matéria da France Press, reproduzida inclusive em alguns sites brasileiros, a comunidade palestina no Chile reúne mais de 300 mil pessoas e é considerada a maior do mundo fora dos países árabes. Evidentemente, as cores vermelha, branca e verde do uniforme do clube são as cores da bandeira da Palestina. Em sua história, o Palestino já conquistou dois Campeonatos Chilenos, em 1955 e em 1978. A polêmica tem cara de que vai demorar a acabar...

Por Frederico Jota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com