terça-feira, 28 de setembro de 2010

Associação Atlética Ponte Preta


Um dos Clubes de Futebol mais antigos do Brasil apresentou novos uniformes nessa semana. A italiana Lotto segue fornecendo o material esportivo utilizado pela Ponte Preta, de Campinas.

Três novidades marcam a nova coleção. Primeiro, podemos destacar as camisas dos goleiros. Elas agora têm a mesma faixa diagonal que os tradicionais uniformes 1 e 2 da Macaca possuem.

A fonte para os números continua sendo a mesma da coleção passada, mas com alteração na cor utilizada. O amarelo dá vida às camisas.


Por último podemos destacar a presença de um escudo comemorativo (e controverso) localizado na parte da frente das camisas, no canto inferior esquerdo.

Trata-se de um selo onde está escrito "O Primeiro Time do Brasil". A controvérsia fica por conta do Sport Club Rio Grande, fundado 23 dias antes da Ponte Preta - em 19 de Julho de 1900.

Para não ser injusto, esclareço que o departamento de marketing do clube campineiro quis dizer que a Ponte Preta é o primeiro time de Futebol fundado como tal e em funcionamento ininterrupto no país - o que não é errado afirmar.

Gostei da forma como os patrocinadores foram distribuídos na camisa. Não há poluição visual, mas um verdeiro equilíbrio. Isso deixou a camisa "leve". Acho que a gola polo também contribuiu para isso.

Detalhe do selo comemorativo.

Curiosidades

Em 1870, com a construção da ferrovia Jundiaí-Campinas, era preciso construir uma ponte. Feita de madeira, foi usado piche para melhorar a conservação da mesma. Assim, enegrecida, surgiu o nome Ponte Preta. A partir daí, o bairro em torno dela passou a ser conhecido como Bairro da Ponte Preta (em 1872). Em 11 de Agosto de 1900, alunos do Colégio Culto à Ciência, que jogavam Futebol no bairro, fundaram a Associação Atlética Ponte Preta.

Apesar dos 110 anos de idade, a Ponte Preta nunca conquistou um título de expressão. De fato, o único título do Clube é a Série A-2 do Campeonato Paulista em 1969.

A falta de títulos não impediu a ponte Preta de revelar ou contar com grandes jogadores, como os goleiros Carlos e Waldir Peres ou os atacantes Washington e Luís Fabiano.

O estádio da Ponte Preta é o Moisés Lucarelli. Ele fica a menos de mil metros de distância do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani Futebol Clube (o maior rival).

Fundado em uma época onde negros não eram aceitos por entidades desportivas, a Ponte Preta jamais fez distinção de raça. Entre seus fundadores haviam negros e mulatos. Logo tornou-se um Clube popular, ganhando muitos torcedores na classe operária. Por ter muitos negros tanto em campo quanto fora dele, os rivais costumavam dizer (de forma hostil) que a torcida era formada por "macacos" e que o time era uma "macacada". Daí o apelido Macaca - no feminino mesmo, tendo em vista o nome oficial do Clube.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Sorteio das camisas de Atlético/MG e Cruzeiro

Hoje, dia 13 de Setembro de 2010, o Twitter oficial do Camisaria Futebol Clube chegou à marca de 500 followers. Como prometido, vamos sortear entre os nossos seguidores duas camisas oficiais: uma do Clube Atlético Mineiro e outra do Cruzeiro Esporte Clube.

Regulamento

1º - Só poderá concorrer ao sorteio quem for seguidor do Camisaria Futebol Clube no Twitter.

2º - Para não haver o risco do vencedor ser cruzeirense e ganhar uma camisa do Atlético (ou ser atleticano e ganhar uma camisa do Cruzeiro) será necessário enviar uma mensagem via Twitter especificando qual camisa você quer ganhar. É possível participar dos dois sorteios. Nesse caso não nos responsabilizaremos por erros e nem vamos aceitar pedidos para trocar a camisa.

3º - Para participar do sorteio NÃO basta ser seguidor! É preciso enviar a mensagem especificando qual camisa você quer ganhar.

4º - As mensagens podem ser enviadas até o dia 27/09/2010 (inclusive).

5º - O custo do envio da camisa ficará por conta dos sorteados.

6º - Ambas as camisas são os uniformes principais dos Clubes, tamanho G.

7º - O sorteio será realizado ao vivo, via Twitcam, no dia 30/09/2010 (o horário será anunciado posteriormente através do Twitter).

8º - Qualquer problema será analisado pelos fundadores deste Blog: André Fidusi, Fábio Pinel e Frederico Jota.

Um abraço e boa sorte!

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Camisa Centenária do Vélez


O ano de 2010 marca os 100 anos do Vélez Sarsfield. Para comemorar a data, o clube argentino lançou, em parceria com a Penalty, uma camisa comemorativa com o característico "V" na parte da frente em dourado. O escudo da equipe ganhou a companhia da logo do centenário no lado direito. Nunca fui muito fã das camisas do Vélez, mas gostei desse terceiro uniforme.
O Vélez foi fundado em em primeiro de janeiro de 1910. O primeiro título nacional foi conquistado em 1968. A equipe ganhou 10 partidas e marcou 39 gols.
O ano de 1994 é histórico para o clube. Liderados pelo lendário goleiro paraguaio Chilavert, a equipe argentina venceu a Taça Libertadores. Na primeira fase, foi líder do grupo formado por Boca, Palmeiras e Cruzeiro. Vencendo em seguida o Defensor (Uruguai), Minervén (Venezuela) e Junior Barranquilla (Colômbia).
A decisão foi contra o então bicampeão São Paulo. O Argentinos venceram a primeira partida na Argentina por 1 a 0, gol de Assad e perderam pelo mesmo placar no Morumbi. O título foi decidido nas cobranças de penaltis, brilahando a estrela de Chilavert, que defendeu o chute de Palhinha.
O ano foi coroado com a conquista do Mundial Interclubes, numa vitória por 2 a 1 diante do todo poderoso Milan.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Hércules C.F.

Apresentação dos novos uniformes. Foto: www.herculescf.es

Vamos falar dos uniformes do Hércules. A coleção tem a assinatura da norte-americana Nike, mas o acordo comercial entre as partes prevê que o Clube é o responsável pela gestão e comercialização dos produtos relativos ao time.

São camisas bem simples. O uniforme home (azul e branco) não tem nenhuma novidade e lembra vagamente o modelo usado pelo Grenoble-FRA na temporada passada. O uniforme away (verde-limão e preto) é parecido com um modelo adotado pelo Celtic-ESC, também como uniforme reserva. As camisas de goleiro seguem o padrão da Nike.

Curiosidades

Conheça o Hércules Club de Fútbol, uma modesta equipe da cidade de Alicante, na Espanha. Fundado em 1922, os Herculanos (ou Blaquiazules, como também são conhecidos) estão de volta a La Liga depois de 13 anos de espera.

Incluindo a atual temporada, são 20 participações na 1ª divisão do campeonato espanhol. A melhor campanha foi em 1974/1975, quando terminou em 5º lugar. Ficou atrás somente do Real Madrid (campeão), Zaragoza (vice), Barcelona (3º) e Real Sociedad (4º). O curioso é que o Hércules foi o 2º time com menos derrotas (9). Pagou caro pelo excesso de empates (14).

O desempenho na Copa do Rei também é fraco. Nas 13 oportunidades em que disputou o torneio, não conseguiu passar das oitavas-de-final.

Títulos? Sim, eles têm. São tricampeões da 2ª Divisão (1934/1935, 1965/1966 e 1995/1996).

O ex-atacante argentino Mário Kempes - campeão do mundo em 1978 e artilheiro da Copa com seis gols (sendo dois na decisão, contra a Holanda) - jogou no Hércules C.F. entre 1984 e 1986.

O ex-treinador da seleção espanhola, Luís Aragonés, também já foi um Herculano. Defendeu o Clube na temporada 1959/1960.

O francês David Trezeguet (ex-Juventus) é o grande reforço do Hércules para esta temporada.

A estréia no retorno à 1ª Divisão não foi a esperada. Derrota por 1 a 0, em casa, para o Athletic Bilbao.

Na 2ª rodada eles vão enfrentar o Barcelona. Será no sábado (11), no Camp Nou.

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com