sexta-feira, 25 de março de 2011

3º uniforme do América-MG (2011)

Clique na foto para vê-la ampliada. Foto: Fábio Pinel

América e Kanxa apresentaram na noite de quinta-feira (24), na Centauro do Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, o novo 3º uniforme do time.

O evento contou com a presença dos jogadores Euller, Fábio Júnior e Gabriel - que distribuíram autógrafos aos torcedores presentes.

A nova camisa é tricolor. Há muito tempo a equipe não usava preto, verde e branco simultaneamente em seu uniforme.

O excesso de patrocinadores contribui para uma imagem negativa do modelo, que segue os padrões das camisas 1 e 2 lançadas no início deste ano.

O vídeo a seguir foi produzido por mim durante a apresentação no novo 3º uniforme do Coelho.



Saiba mais sobre as camisas do América para esta temporada e um pouco da história do Clube clicando no link a seguir:

Nova camisa do América-MG

Texto de Fábio Pinel
(www.twitter.com/PinelJornalista)
(www.twitter.com/Data_Pinel)

quinta-feira, 24 de março de 2011

3º uniforme do Vasco (2011)

Clique na foto para vê-la ampliada.

Vasco da Gama e Penalty apresentaram nesta quinta-feira (24), no Rio de Janeiro, o novo 3º uniforme da equipe carioca.

Já antecipo minha opinião à respeito da nova camisa: achei muito bonita! Como já confessei anteriormente, gosto de uniformes que usam o preto como cor principal.

O grande problema desse novo modelo é o excesso de patrocinadores e a diversidade de cores dos mesmos.

Clique na foto para vê-la ampliada.

A tradicional Cruz de Malta está estampada bem no centro da camisa, na parte da frente. A gola "Y" mantém a tendência retrô que observamos em várias novas coleções dos times brasileiros.

Tenho que destacar ainda a mensagem contra o racismo presente no lado esquerdo do peito, onde normalmente fica o escudo do Clube.

Há uma mão espalmada, estampada em preto e branco, e uma faixa com a inscrição "Respeito" e "Igualdade". E na gola está escrito "Democracia e inclusão".

O racismo faz parte da história da equipe. O Vasco foi um dos primeiros clubes brasileiros que permitiram negros em seu elenco - como a Ponte Preta (confira no post "Associação Atlética Ponte Preta").

Em 1923, foi solicitado ao Vasco a retirada de 12 jogadores negros do time, mas se recusou a fazê-lo.

Clique na foto para vê-la ampliada.

Além da nova 3ª camisa, foi apresentado um novo uniforme para os goleiros. Este não possui a mão espalmada contra o racismo, mas mantém a mensagem na gola.

Ainda não descobri se a cor é branco ou creme, mas fico com a segunda opção. Independentemente desse detalhe, a camisa é bonita também.

A grande novidade é o escudo do Clube estampado no lado esquerdo do peito. Não é comum o Vasco utilizá-lo em suas camisas. Lembro-me de vê-lo em alguns modelos antigos da Kappa, e só.

A estréia do novo uniforme está prevista para o dia 3 de Abril, na partida contra o Bangu, no estádio de São Januário, válida pela 6ª rodada da Taça Rio.

Texto de Fábio Pinel

(www.twitter.com/PinelJornalista)
(www.twitter.com/Data_Pinel)

terça-feira, 22 de março de 2011

Encontro de Colecionadores de Camisas - MG

O Camisaria Futebol Clube marcou presença no Encontro de Colecionadores de Camisas de Minas Gerais, dia 20 de março em BH. O evento foi no ÉGol Jumping Bar, no Bairro São Pedro, e foi promovido pela Associação dos Colecionadores de Camisas de Minas Gerais (ACC-MG), com o apoio do blog.

Segundo Márcio Brito, um dos fundadores da ACC-MG, a Associção surgiu para dar suporte aos colecionadores. "A idéia agora é fazer um encontro bimestral para fortalecer o grupo e a associação, além de dar espaço para quem coleciona ou simplesmente gosta de camisas de futebol", comentou.

A galera estava animada e prestigiou o evento. Um show de camisas bacanas, raras e novas, prato cheio para os aficcionados. Vários negócios foram feitos entre trocas, compras e vendas. A cada camisa tirada de um monte, os olhos brilhavam. Times do interior, internacionais, seleções, camisas de goleiro, treino e passeio, tinha de tudo.

Os três fundadores do Camisaria FC já planejam outros encontros em parceria com a ACC-MG. De acordo com Fred Jota, o evento é fundamental não apenas para fazer negócios, mas também para conhecer ouros colecionadores, camisas diferentes e manter contato com pessoas que compartilham a mesma paixão. Para André Fidusi o saldo foi mais que positivo. "O pessoal ficou muito satisfeito, dava para ver a cara de felicidade ao pegar uma camisa. Com certeza vamos fazer mais", completou.

Confira as fotos do encontro na lente do parceiro Leandro Bifano, da agência Dois por Um:
Equipe do Camisaria FC. Fred Jota, André Fidusi e Fábio Pinel


Márcio Brito e André Fidusi






Márcio Brito e Fábio Pinel





Camisa da Guatemala



Camisa das eliminatórias para a Copa de 86.


A galera foi uniformizada.


Camisa do Boca fez sucesso.








Negócio fechado.



segunda-feira, 21 de março de 2011

Novas camisas da Portuguesa (2011)

(clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fernanda SO/Portuguesa

Portuguesa e Penalty apresentaram nesta segunda-feira (21) as novas camisas oficiais da equipe paulista para a temporada.

O uniforme tradicional rubro-verde tem faixas aplicadas por sublimação e as barras das mangas na cor verde. A parte da frente traz o escudo do Clube reproduzido em tear de alta resolução. A gola "Y", confeccionada com malha, é verde com listra vermelha.

Destaque para a frase "Duas Nações, Um Coração" que está no canto direito da barra da camisa. É uma alusão ao amor que une Brasil e Portugal por um mesmo clube. Nas costas, próximo à gola, tem uma bandeira brasileira.

(clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fernanda SO/Portuguesa

O uniforme reserva é branco com listras vermelhas e verdes e mantém o padrão da camisa titular. Novidades no calção e nas meias. O calção é confeccionado em tecido de alta absorção, possui cós de elástico e cordão trançado.

As meias têm punho duplo cravado, com faixa tensora no tornozelo, sola atoalhada e calcanhar verdadeiro (mas não me pergunte o que isso quer dizer porque até agora eu não entendi).

(clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fernanda SO/Portuguesa

De uma forma geral, achei todas as camisas bonitas. Acho difícil essa combinação de cores tão fortes resultar em algo que não agrida nossos olhos, mas a Penalty conseguiu!

As camisas dos goleiros têm as combinações que eu particularmente mais gosto: amarelo com preto e preto com laranja.

O uniforme todo laranja que aparece na primeira foto deste post é o que será usado nos treinamentos da equipe. Também ficou bacana.

Curiosidades

O Clube nasceu da fusão de cinco sociedades lusitanas existentes em São Paulo: Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense. Isso aconteceu no dia 14 de Agosto de 1920. Surgia a Associação Portuguesa de Esportes.

O pedido de filiação à Associação Paulista de Esporte Atléticos (APEA) foi aceito em 2 de Setembro de 1920, mas não havia mais tempo para se increver para o Campeonato Paulista de Futebol daquele ano. A solução foi fundir-se à Associação Atlética Mackenzie College, que já estava inscrita. A parceria Portuguesa-Mackenzie durou até 1923, quando a Associação Portuguesa de Esportes desligou-se do parceiro e passou a disputar jogos com sua nova denominação. Foi apenas em 1940 que o nome mudou para Associação Portuguesa de Desportos.

A Lusa (como o time também é conhecido) tem dois títulos do Torneio Rio-São Paulo (1952 e 1955), três Campeonatos Paulistas (1935, 1936 e 1973) e conquistou a Série A2 do Campeonato Paulista em 2007 (seu último título).

Em 1996, o time foi vice-campeão brasileiro e chamou a atenção de todos. A base da equipe era: Cleme, Walmir, Emerson, César e Carlos Roberto; Capitão, Gallo, Caio e Zé Roberto; Alex Alves e Rodrigo Fabri.

Relembre outros posts sobre a Portuguesa e a Penalty:

Nova logomarca da Penalty

Terceira camisa da Portuguesa

Texto de Fábio Pinel
(www.twitter.com/PinelJornalista)
(www.twitter.com/Data_Pinel)

sexta-feira, 18 de março de 2011

Camisa preta do Brasil

Para aqueles que ficaram revoltados, indignados e insatisfeitos com a coleção da Nike para a Seleção Brasileira aí vai um alento. A empresa americana lançou a versão black da camisa titular. A camisa não será vista nos gramados (uma pena!), pois a CBF vetou o modelo como uniforme de jogo. Eu achei a camisa sensacional.


Curiosidades

A Seleção Brasileira já usou diversos tipos de camisas ao longo dos anos. A maior polêmica gira em torno da substituição do uniforme branco para o amarelo. Alguns dizem que essa troca ocorreu por causa da fatídica derrota de 50. Depois de perder um título já dado como ganho, a cor branca na camisa do Brasil virou sinônimo de azar. Um concurso foi feito para escolher uma nova vestimenta. O vencedor foi o gaúcho Aldyr Garcia Schlee e camisa canarinho teria estreado nas eliminatórias para a Copa de 54.Pesquisando mais um pouco, descobri uma foto da camisa branca, vestida pelo craque Didi em 1957.

23 de março de 1957.
Jogo contra o Chile no dia 13 de março de 1957.
Campeonato Sul-americano, no Peru.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Provável nova camisa do Arsenal




O Arsenal é recordista absoluto de posts aqui no Camisaria Futebol Clube. (relembre eles abaixo). Também, quem mandou sempre ter uma camisa bonita e modelos reservas mais do que interessantes? Desta vez, o assunto é a provável camisa do clube para a temporada 2011/2012, quando irá completar 125 anos de idade. Não existe uma data certa para a fundação do clube, apenas estima-se que os Gunners foram fundados em setembro de 1886. Seu primeiro jogo, porém, aconteceu em dezembro do mesmo ano. Apenas em 1914 é o que clube foi definitivamente chamado de Arsenal. Em 1886, era o Dial Square. O clube foi criado por funcionários da Woolwich Arsenal Armament Factory. Pouco tempo depois, passou a ser chamado Royal Arsenal. Em 1891, mudou para Woolwich Arsenal, nome relacionado ao bairro onde o clube estava sediado. Em 1913, se mudou para Highbury, onde está até hoje.

A camisa da temporada seguinte é muito parecida com a usada nesta temporada, com a diferença da gola, que agora é vermelha. Ao redor do escudo do clube uma espécie de ramo o circunda, com a inscrição '125 Anniversary’ logo abaixo. Vai ser peça de colecionador, claro. E já estou curioso para saber como será (ão) a(s) camisa(s) reserva(s). O clube tem primado por fazer maravilhosas camisas suplentes.

Histórias sobre as camisas do Arsenal não faltam. A utilização de mangas brancas e punhos vermelhos remonta à época do lendário treinador Herbert Chapman, comandante nos períodos vitoriosos entre as décadas de 1920 e 1930. O objetivo das mangas brancas era diferenciar os jogadores do Arsenal daqueles dos oturos times. A camisa no início foi totalmente vermelha, inspirada nas que foram adquiridas junto ao Nottingham Forest no início da história do clube.

Vamos relembrar os posts do Arsenal no blog:

Os belos modelos da temporada 2008/2009

A camisa da conquista da FA Cup 1978/1979

Modelo Chapman e camisa usada na despedida de Highbury

A camisa reserva da temporada 2010/2011

Primeiro 'rascunho' da camisa para a próxima temporada

Texto e pesquisa de Frederico Jota (http://www.twitter.com/Frederico Jota) (http://www.fredericojota.blogspot.com)

segunda-feira, 14 de março de 2011

Camisa preta do Democrata-GV

Clique na foto para vê-la ampliada. Foto: Divulgação/Vipcomm

O Esporte Clube Democrata, da cidade de Governador Valadares, tem usado uniformes da Fila nesta temporada. O acordo com o fornecedor de material esportivo é fruto da parceria firmada no início deste ano com o Botafogo-RJ - que trabalha há dois anos com a empresa italiana.

Tradicionalmente, o uniforme titular da Pantera é listrado verticalmente em preto e branco (como o do Botafogo ou de outras equipes, tais como Atlético-MG, Libertad-PAR e Juventus-ITA). Em 2011, porém, o Clube foi "forçado" a mudar.

Clique na foto para vê-la ampliada. Foto: Divulgação/Vipcomm

Isso porque a Fila enviou apenas duas opções de uniformes: um cuja a camisa é branca (titular) e outro todo preto (reserva). O segundo modelo foi utilizado (não pela primeira vez) ontem, na partida contra o Cruzeiro, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.

As camisas seguem o padrão da Fila, mas o uso de um uniforme todo preto não passa despercebido. Lamento apenas a existência de uma faixa branca na frente da camisa reserva. A fonte dos números também é a mesma usada nas camisas de Botafogo e Figueirense.

Clique na foto para vê-la ampliada. Foto: Divulgação/Vipcomm

Além da faixa branca, os patrocinadores contribuem para piorar o resultado final. Preto combina com tudo, mas azul (SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e laranja (Banco BMG) não se misturam.

As camisas usadas pelo Democrata não estão à venda - nem mesmo em Governador Valadares! Isso faz com que quem tenha uma seja digno de inveja, tendo em vista a dificuldade de se obter qualquer um dos dois modelos.

Curiosidades

O Democrata surgiu de uma dissidência do Flamengo Football Club - principal time de Figueira do Rio Doce (nome da cidade de Governador Valadares antes de 1938). O rubro-negro era dirigido por Inhazinha Rocha. Ela não admitia atletas extrapolando fora das quatro linhas. Em 10 de fevereiro de 1932, embalados pelo sábado de Carnaval, alguns jogadores encheram a cara, foram jogar em Tumiritinga e perderam de goleada. Ao retornarem, foram punidos por Inhazinha Rocha. O "corretivo" provocou revolta em parte do grupo. Assim, em 13 de Fevereiro de 1932, nascia o Esporte Clube Democrata.

A origem do nome é explicada como uma tentativa dos descontentes com a linha dura de Inhazinha em ter democracia ampla, geral e irrestrita.

O jornalista (falecido) Marcondes Tedesco teve a idéia de escolher a Pantera como mascote do time, em 1969. Segundo o próprio Tedesco, "felinos são vencedores, não se acovardam e reinam soberanos na selva". Além disso, a pantera é preta - cor predominante no uniforme do Democrata.

Os únicos títulos do Democrata são a Taça Minas Gerais (1981) e o Módulo II do Campeonato Mineiro (2005).

O time já representou Minas Gerais duas vezes na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 1994, herdou a vaga do América-MG, suspenso pela CBF. Venceu apenas uma partida, mas evitou o rebaixamento por ter empatado sete dos outros nove jogos. Em 1995, não teve a mesma sorte: voltou a vencer apenas um jogo, mas desta vez perdeu sete dos outros noves jogos disputados. Foi a pior campanha entre os 24 times que disputaram a competição. Não participou da Terceira Divisão em 1996 por problemas financeiros.

Texto de Fábio Pinel
(http://www.twitter.com/PinelJornalista)
(http://www.twitter.com/Data_Pinel)

quinta-feira, 10 de março de 2011

Camisa reserva da França

Essa tem tudo para seruma das camisas mais polêmicas da atual temporada. Depois de inovar no desenho da camisa titular da França, a Nike ousou ainda mais no uniforme 2. O corte é simples, sem detalhes, mas o que chama atenção são as litras azuis escuras em toda a camisa. Acredito que será assim, ou a ame, ou a odeie! Eu ainda estou tentando ver em qual das duas me encaixo.




Curiosidades:

Depois de 40 anos a França deixou a parceria com a Adidas e assinou um contrato com a Nike. Estima-se que a quantia oferecida pela empresa americana seja de 42 milhões de euros por ano.

sexta-feira, 4 de março de 2011

A camisa que me fez um colecionador

Sempre gostei de futebol. De jogar e assistir. Quando pequeno, fim de semana no estádio era sagrado. Nessa época, poucos jogos eram televisionados, PPV nem no sonho. Na TV, assistia muito aos jogos da seleção brasileira e gostava também do Campeonato Italiano nas manhãs de domingo. Pois foi vendo um jogo na "Velha Bota" que decidi me tornar um colecionador de camisas de futebol. A camisa que me chamou atenção? A nerazzurri da Inter de Milão.

Andreas Brehme (88/89)

Fiquei doido com aquela camisa. Achei a combinação de cores muito bacana, o escudo diferente, a disposição dos elementos. A pergunta era, como conseguir uma camisa dessas? Muito difícil, diria quase impossível, pois nessa época não era comum achar uniformes estrangeiros oficiais em lojas brasileiras. O tempo passou e um dia, um amigo disse ue tinha visto uma camisa da Inter numa loja em um shopping. Logo juntei uma grana que ganhara de aniversário e fui conferir. A camisa não era oficial (era assinada pela Dellerba) e nem era a titular. Mas como um fã de camisas e da Inter, comprei assim mesmo.

Minha primeira camisa da Inter

Desde então comecei a colecionar camisas de diversos times e seleções do mundo. Para quem gosta, é um vício apaixonante. Mas até então, não tinha a camisa que me fez um colecionador. Comprei outras camisas da Inter, todas muito belas, mas a da temporada 88/89 estava difícil de conseguir.
Minha esperança aumentou nessa onda retrô de uns anos para cá. Depois de tanto procurar, finalmente eu encontrei! Encomendei uma réplica pela internet e esse foi resultado:


Quem fez essa camisa foi o André Moura da http://www.mourasport.com.br/. Mandou muito bem!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Novas camisas da Argentina

Foi lançada ontem a nova camisa da Argentina, uma das mais bonitas entre as seleções. Desta vez, são três grandes novidades na camisa principal. Uma é a gola e outra é a maravilhosa marca d´água logo abaixo do escudo, como pode ser observado na foto abaixo. A terceira novidade é o escudo dentro de uma caixa preta, o que achei bastante interessante.


A camisa reserva vai dividir opiniões. Eu sempre achei mais bacanas as camisas reservas da Argentina com cor única. Mas, com certeza, terão aqueles que vão adorar os diferentes tons de azul usados pela Adidas.

A Argentina, tradicionalmente, tem camisas muito belas. Durante o lançamento, um video foi exibido com jogadas históricas dos hermanos nas últimas Copas e em amistosos. Vale a pena conferir. Quem quiser relembrar jogadas de craques como Maradona, Batistuta, Tevez e Messi e aproveitar para conferir os uniformes, clique aqui.

Copa América
Os hermanos vão usar o uniforme na Copa América que sediarão. A última vez que a Argentina sediou a competição entre seleções mais antiga do mundo foi em 1987, quando o Uruguai levantou a taça. A Argentina é o país que mais vezes sediou a competição. Até agora, nove vezes. É também o recordista de títulos, com 14 taças, e de vices (12 vezes). Os uruguaios, que aos poucos vão se recolocando no mundo da bola, também venceram 14 vezes. O Brasil é apenas o terceiro maior vencedor, com 8 troféus (a Seleção Brasileira venceu quatro das últimas cinco edições, inclusive). Paraguai e Peru, com dois títulos, Bolívia e Colômbia, com um cada, são os vencedores da Copa América, criada em 1916.

Texto de Frederico Jota
(twitter.com/FredericoJota)
(fredericojota.blogspot.com)

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com