A primeira Copa do Mundo de Futebol da FIFA aconteceu no Uruguai em 1930. Nove equipes das Américas (Uruguai, Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, EUA e México) e quatro da Europa (Bélgica, França, Romênia e Iuguslávia) participaram do Torneio. As seleções foram dividas em quatro grupos, sendo o Grupo 1 com quatro times e os demais com três. Os donos da casa ficaram no Grupo 3 com Peru e Romênia. A estréia foi contra os peruanos e os uruguaios venceram por 1 a 0. Três dias depois, a Celeste goleou a Romênia por 4 a 0, classificando-se para as semifinais contra a Iuguslávia. A outra semifinal foi entre Argentina e EUA.

O Uruguai foi para a final contra a Argentina goleando os iuguslavos por 6 a 1 (mesmo placar vencido pela Argentina contra os EUA). A finalíssima foi disputada no dia 30 de julho de 1930. O jogo foi vencido pelos Uruguaios por 4 a 2 de virada (estavam perdendo por 2 a 1 no intervalo). Assim, a Celeste Olímpica tornou-se o primeiro país a levantar a taça de campeão mundial.

As camisas dessa época eram bem simples, mas muito estilosas. Detalhe para a cordinha na gola, muito comum naquele período e falta do escudo da seleção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário