Em Setembro de 2009, escrevi sobre a camisa que a seleção da Irlanda do Norte usou nas eliminatórias para a Copa do Mundo na África do Sul. Quem não conferiu pode clicar aqui e ver como ela é bonita.
Hoje, volto a falar dos norte-irlandeses, mas sobre um outro modelo confeccionado pela Umbro - dando continuidade a série sobre camisas históricas da tradicional fabricante inglesa.
No início dos anos 90, a Umbro saiu dos padrões para a confecção de uniformes de seleções nacionais. Ela inovou ao usar um desenho que seria comum para um clube de futebol.
O verde, a cor principal, dividia o espaço com o branco e outros tons de verde. Escudo da IFA e logomarca da Umbro bordados.
História
O país não tem tradição no futebol, apesar de ter disputado as Copas de 1958, 1982 e 1986. Tem o mesmo número de participações em Mundiais que o maior rival, a Irlanda, porém nunca disputou uma fase final de Eurocopa - feito que os vizinhos do Sul só conseguiram em 1988.
O campeonato nacional (Carling Premiership) é disputado entre 12 clubes. Nenhum expressivo. Mas o maior jogador britânico da história nasceu na Irlanda do Norte: George Best - ídolo do Manchester United. Curiosamente jogou apenas uma vez em um time norte-irlandês. Justamente a última partida da carreira, em 1984, pelo Tobermore United.
A Irlanda do Norte ocupa hoje o 40º lugar no ranking da FIFA.
2 comentários:
Boa Tarde, Novamente estou passando aqui, pois o que é bom tem que ter bis, convido a participar do meu blog http://andersonoradialista.blogspot.com.
abraços
Para fazer algumas parceria, contatos.
Email: andersonoradialista@hotmail.com ou Acaetano14@yahoo.com.br
ou no blog http://andersonoradialista.blogspot.com
Parabéns mesmo pelo Blog! Bem interessante, e, para quem é fanático por camisas e história do futebol, isso aqui é um prato cheio.
Continuem assim!
Já coloquei um link dele no meu blog. Vou indicar para quem curte.
Valeu!
Postar um comentário