Em português, este time dinamarquês se chama Copenhagen - que é ainda o nome da capital do país. Foi fundado em 1992.
Continuando a série de posts sobre camisas históricas da Umbro, apresento o modelo usado pela equipe na temporada 1998-1999.
Esse é o uniforme tradicional - branco, com detalhes azuis e vermelhos. E esse modelo é sensacional!
Se você olhar bem, notará detalhes no tecido com o escudo do Clube. A clássica manga da Umbro e a gola também cairam bem.
Uma camisa para se orgulhar. Muito bonita, na minha opinião. Nem se compara com os desenhos que a Kappa fez recentemente.
História
O Copenhagen surgiu da fusão entre Kjøbenhavns Boldklub (15 vezes campeão dinamarquês) e Boldklubben 1903 (hepta-campeão nacional).
Desde sua fundação, teve uma rivalidade com o Brøndby IF - cuja torcida é formada basicamente pela classe operária. Os torcedores do Copenhagen são tidos como a elite.
Apesar da pouca idade é dono de sete títulos nacionais. Também é tetra-campeão da Copa da Dinamarca e campeão da Copa da Liga Dinamarquesa.
Nas competições européias, porém, o desempenho é pífio. Na UEFA Champions League, por exemplo, só disputou a fase de grupos em 2006/2007 - e foi lanterna da Grupo F.
Curiosidades
Em seu primeiro ano de vida foi campeão da extinta Copa Intertoto e ganhou o direito de disputar a também extinta Copa da Uefa. Foram eliminados na 2ª fase pelo Auxerre-FRA.
Em seu segundo ano de vida foi campeão dinamarquês - um ponto a frente do Odense BK e dois a mais que o Brøndby IF.
O elenco atual conta com dois atacantes brasileiros: Aílton (revelado pelo Atlético-MG em 2000) e César (ex-São José-RS, Grêmio e Vitória-BA).
No Hall da Fama do Copenhagen está o atacante Álvaro, revelado pelo América-MG. Ele marcou 50 gols em 120 jogos, entre 2003 e 2006. Hoje defende o Örgryte IS, da Suécia.
Quer saber mais? Visite o site oficial do F.C. København.
Nenhum comentário:
Postar um comentário