terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Série "Campeões Mundiais": Alemanha 1954

A Copa do Mundo nde 1954 foi realizada na Suiça, país sede da FIFA q completa seu 50º aniversário. Um regulamento confuso marcou o torneio. Cada grupo havia dois cabeças de chave, que não se enfrentavam, assim como os outros componentes. Desta forma, cada equipe realizava apenas dois jogos ao invés de três.

O grande destaque da 1ª fase foi a Hungria do craque Ferenc Puskás, que, com duas goleadas (9 a 0 na Coréia do Sul e 8 a 3 na Alemanha Ocidental), passou fácil pela fase de grupos. A Alemanha se classificou em 2º ao vencer a Turquia no jogo desempate por 7 a 2.

Nas quartas de final os húngaros bateram o Brasil por 4 a 2 e os alemãos venceram a Iuguslávia por 2 a 0. Valendo vaga na final, A Alemanha passou fácil pela Áustria (6 a 1), enquanto que a Hungria fez uma partida dificílima contra o Uruguai, vencida na prorrogação (2 a 0) depois de umpate de 2 a 2 no tempo normal.

No dia 4 de julho de 1954, Alemanha e Hungria se enfrentaram na grande final. Favoritismo total dos húngaros, principalmente depois da goleada sobre os mesmos alemães na 1ª fase. Com menos de dez minutos a equipe de Puskás vencia por 2 a 0. Mas numas das maiores viradas da história das copas, conhecido como o "Milagre de Berna", os alemães venceram por 3 a 2 e se sagraram, pela 1ª vez, campeões mundiais.



A camisa que entrou para a história do país era um modelo bem simples, branca com gola e punhos pretos. Detalhe para a cordinha que amarrava a gola, comum na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com