terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Nova camisa da Espanha



Assim como aconteceu com a Itália logo após a conquista do tetracampeonato mundial em 2006, a Espanha tem agora em sua camisa o gigante patch dourado relativo à conquista da Copa da África do Sul. Eu não acho lá muita graça, até um excesso, mas não deixa de ser um item bacana para coleções.

Claro que o design daria uma mudada, afinal camisas estão aí para serem vendidas e consumidas por malucos iguais a estes do Camisaria... A camisa ganhou umas faixas azuis embaixo dos braços e o vermelho que dominou o uniforme anterior (muito mais bonito) perdeu espaço nas mangas, onde há mais detalhes em azul e em amarelo. A gola ficou um pouco mais larga e a estrelinha do título mundial está lá, definitiva, agora. Nada de novo, mas ainda muito bonita.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Camisas Históricas: Grêmio-RS (2003)

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903. Logo, comemorou 100 anos em 2003. Para comemorar a data, o Clube lançou diversos uniformes especiais. A fornecedora de material esportivo da época era a Kappa - que na minha opinião, acertou na coleção para o centenário tricolor.


O modelo que apresento foi o uniforme principal da equipe - que contava com Danrlei, Gilberto, Anderson Lima, Anderson Polga, Rodrigo Fabri, Amaral, Tinga, Luís Mário, Roger, Carlos Miguel e tantos outros.

Esta camisa, especificamente, não apresenta nada demais com relação ao tradicional uniforme gremista. Ainda assim, é muito bonita e especial para os torcedores pelo o que ela representa. De diferente, talvez, o escudo no centro da camisa e a logo (bordada na manga direita) relativa ao centenário, além dos anos "1903" e "2003" bordados em dourado, ao lado do escudo.


O Grêmio usou esta camisa, entre outras competições, na Copa Libertadores da América. Foi eliminado pelo Independiente Medellin nas quartas-de-final.

No Campeonato Brasileiro, o time foi mal. Terminou em 20º lugar, entre 24 times. Empatou em 0 a 0 com o Internacional, no estádio Olímpico, no 1º Turno, mas venceu por 1 a 0 em pleno Beira Rio, no 2º Turno.

No Campeonato Gaúcho foi apenas o 6º colocado. Vale lembrar que em 2003 a competição teve uma fórmula de disputa diferente. Caxias, Juventude, Grêmio e Internacional realizaram um quadrangular e somente os dois melhores se classificaram para às semifinais, disputadas contra os dois melhores de um grupo formado por outros 14 times. O Tricolor foi o último em sua chave...

De uma forma geral, 2003 não foi um bom ano para os gremistas. A grande comemoração ficou por conta do histórico aniversário de fundação deste que é, sem dúvida, um dos maiores clubes do futebol brasileiro.

P.S.: A camisa apresentada neste post é da minha coleção particular e foi usada por Gilberto.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

TP Mazembe

Antes da bola rolar, a foto oficial. Foto: Getty Images

Essa não é a 1ª vez que escrevo sobre o Tout Puissant Mazembe, do Congo. No Mundial de Clubes da FIFA do ano passado a equipe representou o continente africano e mereceu destaque no Camisaria Futebol Clube.

O TP Mazembe tem um passado glorioso. Foi finalista da Liga dos Campeões da CAF (Confederação Africana de Futebol) por quatro anos seguidos - feito só igualado em 2008, pelo Al Ahly, do Egito. Conquistou os títulos em 1967 e 1968, mas não teve sucesso em 1969 e 1970.

O time foi a base da seleção do Zaire (antigo nome do Congo) que disputou a Copa de 74, na Alemanha. O período de ouro acabou com a Recopa Africana, em 1980.

Disputa de bola entre Nkulukuta e Rafael Sóbis. Foto: Getty Images

Campeão das duas últimas edições da Liga dos Campeões da CAF, o TP Mazembe revive os momentos de glória. Depois de uma participação frustrante em 2009, nesta temporada os congoleses sonham com o título. Venceram o Pachuca do México por 1 a 0, nas quartas-de-final, e hoje eliminaram o Internacional após a vitória por 2 a 0. Pela 1ª vez uma equipe de fora do eixo América do Sul-Europa decide o título do Mundial de Clubes.

Kabangu comemora seu gol contra o Inter. Foto: Getty Images

Os uniformes, assim como no ano passado, são assinados pela Adidas. Desta vez a empresa alemã caprichou no visual e adotou um de seus modelos padrões para vestir os africanos.

Repare no escudo do Clube bordado no lado esquerdo do peito. A camisa usada em 2009 sequer tinha uma referência à ele. O patrocinador continua sendo a MCK, mas agora a logomarca desta empresa de mineração tem mais destaque. Veja a camisa usada pelo TP Mazembe no Mundial de Clubes da FIFA 2009 clicando aqui.

Curiosidades

A tradução literal do nome do time é "Todo Poderoso Mazembe".

O Clube foi fundado por monges beneditinos, com o intuito de diversificar as atividades de estudo para aqueles que se dedicavam ao sacerdócio.

O TP Mazembe é decacampeão congolês (1966, 1967, 1969, 1976, 1987, 2000, 2001, 2006 2007 e 2009) e tetracampeão da Liga dos Campeões da CAF (1967, 1968, 2009 e 2010).

Os Corvos (apelido do time) estão no Twitter: www.twitter.com/tpmazembe


P.S. para gremistas: não deixe de visitar o post sobre a camisa usada no centenário tricolor (clique aqui).

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com