sábado, 12 de dezembro de 2009

Mundial de Clubes da FIFA

Com um certo atraso, venho falar agora sobre as camisas dos clubes que disputam a competição este ano, em Abu Dabhi, nos Emirados Árabes Unidos.

Começo pelos donos da casa - que só entraram na disputa justamente por serem os donos da casa.

O Al Ahli Club tem apenas 39 anos de idade e é o atual campeão do país. A tradução literal de seu nome para o português é "O Nacional".

Participou de duas Liga dos Campeões da Ásia. Jamais passou da fase de grupos. O fornecedor de material esportivo - a Adidas - mantém o template lançado na temporada 08/09. Nada demais.

Al Ahli: eliminado no 1º jogo. Foto: Getty Images

O time mais jovem no Mundial é o Auckland City FC, da Nova Zelândia. Com apenas cinco anos, já é tetra-campeão nacional e bi-campeão da Liga dos Campeões da Oceania - o que, convenhamos, não é lá muita coisa.

Ainda ssim, o próprio Clube se considera amador. Até porque a maioria dos jogadores não vive do futebol. Eles exercem outras profissões no dia-a-dia.

O uniforme é assinado pela Nike. É bem simples. E só isso.

Auckland City tem 6 títulos em 5 anos: amador? Foto: Getty Images

Fundado em 1916, o Atlante FC é um dos Clubes mais antigos do México. No currículo, destaque para os três títulos da 1ª divisão nacional e o bi-campeonato da CONCACAF Champions League.

Em 2007 abandonou a Cidade do México e transferiu sua sede para a turística (e paradisíaca) Cancún. A mudança parece estar dando certo.

As camisas são da Atletica - uma empresa mexicana que praticamente domina o mercado do país. Sem diferencial, a camisa do Atlante não se destaca em nada.

Atlante: estréia este ano em Mundiais. Foto: Getty Images

O passado do TP Mazembe, clube com 67 anos de fundação, foi glorioso: quatro finais da Liga dos Campeões da CAF seguidas - feito só igualado em 2008, pelo Al Ahly, do Egito. Foram dois títulos (67 e 68) e os vice-campeonatos em 69 e 70 .

O time foi a base da seleção do Zaire (antigo nome do Congo) que disputou a Copa de 74, na Alemanha. O período de ouro acabou com a Recopa Africana, em 1980.

Este ano, com a conquista do campeonato congolês e da Liga dos Campeões da CAF, revive os momentos de glória, apesar de já estar eliminado do Mundial de Clubes da FIFA.

Usa uniformes da Adidas, que de tão simples se parecem com aqueles jogos de camisas que podem ser comprados em qualquer (grande) loja de material esportivo.

TP Mazembe: tri-campeão africano. Foto: Getty Images

Encerrando a série, falo agora sobre o Pohang Steelers FC, da Coréia do Sul. Aos 36 anos de vida, o Clube tornou-se, em 2009, o primeiro tri-campeão asiático. É ainda tetra-campeão nacional.

Conta com brasileiros no atual elenco - a começar pelo técnico, Sérgio Farias. Além dele, o time tem o atacante Denílson, de 33 anos. Curiosamente, nunca atuou profissionalmente no Brasil.

Os uniformes são da Kappa. A camisa 1 lembra a do Flamengo, mas os detalhes dourados a deixam mais parecida com a do Sport-PE.

Na sexta-feira (11/12) derrotou o TP Mazembe por 2 a 1, de virada, com dois gols de Denílson.

Denílson garante vaga e espera pelo Estudiantes. Foto: Getty Images

É isso. Em breve vou mostrar as camisas que Barcelona-ESP e Estudiantes-ARG vão utilizar no Mundial de Clubes da FIFA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com