terça-feira, 5 de outubro de 2010

Coritiba Foot Ball Club


O Coritiba lançou recentemente um novo terceiro uniforme (o da ilustração acima). O desenho foi inspirado na bandeira do Estado do Paraná. O mais interessante é que a idéia partiu dos próprios torcedores, através de uma promoção realizada pelo Clube.

Aliás, vale lembrar que o tradicional verde e branco usado nos uniformes 1 e 2 do Coxa já é uma referência às cores da bandeira do Estado.

A italiana Lotto - fornecedora do material esportivo há três anos - conseguiu deixar a camisa bonita. Uma coisa é olhar para o esboço. Outra e ver o produto final. E aí está o resultado...


Repare nos meiões, que também possuem uma listra diagonal para entrar em harmonia com a camisa. Essa é uma camisa diferente e chamativa. Seria mais bonita sem os patrocinadores, mas há um certo equilíbrio entre as logomarcas.

A estréia foi há duas semanas, no retorno do Cori ao estádio Couto Pereira - vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa.

Curiosidades

O Coritiba foi campeão brasileiro em 1985. Disputou a final contra o Bangu-RJ.

O Clube foi fundado por alemães em 12 de outubro de 1909, com o nome Coritibano Football Club, e é o mais antigo do Paraná.

Em 21 de abril de 1910 foi realizada a primeira assembléia, quando o nome foi alterado para Coritiba - antigo nome da capital paranaense. Apesar da mudança posterior na escrita (Curitiba), o Clube manteve a letra "o".

O maior rival é o Clube Atlético Paranaense. O jogo entre os dois é conhecido como Atletiba.

O apelido Coxa Branca (ou simplesmente Coxa) é uma referência às origens do Clube. Por ter sido fundado por alemães e descendentes germânicos, o time contava predominantemente com atletas e torcedores claros - do tipo que nem com muitas horas sob o sol conseguiriam pegar um bronzeado.

Foi Jofre Cabral e Silva (que viria a ser presidente do Atlético-PR) quem lançou o apelido, durante um Atletiba em 1941. Exaltado, chamou um zagueiro adversário de quinta coluna - uma referência à ameaça nazista. Não satisfeito, voltou a xingar o jogador. Desta vez, gritou "Coxa branca! Coxa branca!" Pegou...

O Coritiba se orgulha de ter recebido a Fita Azul em 1972 - prêmio concedido pela extinta Confederação Brasileira de Desportos aos Clubes que, após as excursões internacionais, retornavam invictos ao país. Uma espécie de medalha de honra ao mérito para os times que representavam bem o Brasil no exterior...

Os maiores jogadores da história do Coritiba são o goleiro Rafael, o volante Capitão Hidalgo, o atacante Lela (pai de Alecssandro e Richarlyson) e o meia Alex (hoje, no Fenerbahçe).

2 comentários:

Vinnícius Silva disse...

Show essa camisa. O esboço realmente não mostra como a camisa ficou bonita. Essa eu gostei.

Rodrigo Korac disse...

mais uma camisa que essa porcaria de BMG laranja estraga...

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com