sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Camisas Históricas: Grêmio-RS (2003)

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense foi fundado em 15 de setembro de 1903. Logo, comemorou 100 anos em 2003. Para comemorar a data, o Clube lançou diversos uniformes especiais. A fornecedora de material esportivo da época era a Kappa - que na minha opinião, acertou na coleção para o centenário tricolor.


O modelo que apresento foi o uniforme principal da equipe - que contava com Danrlei, Gilberto, Anderson Lima, Anderson Polga, Rodrigo Fabri, Amaral, Tinga, Luís Mário, Roger, Carlos Miguel e tantos outros.

Esta camisa, especificamente, não apresenta nada demais com relação ao tradicional uniforme gremista. Ainda assim, é muito bonita e especial para os torcedores pelo o que ela representa. De diferente, talvez, o escudo no centro da camisa e a logo (bordada na manga direita) relativa ao centenário, além dos anos "1903" e "2003" bordados em dourado, ao lado do escudo.


O Grêmio usou esta camisa, entre outras competições, na Copa Libertadores da América. Foi eliminado pelo Independiente Medellin nas quartas-de-final.

No Campeonato Brasileiro, o time foi mal. Terminou em 20º lugar, entre 24 times. Empatou em 0 a 0 com o Internacional, no estádio Olímpico, no 1º Turno, mas venceu por 1 a 0 em pleno Beira Rio, no 2º Turno.

No Campeonato Gaúcho foi apenas o 6º colocado. Vale lembrar que em 2003 a competição teve uma fórmula de disputa diferente. Caxias, Juventude, Grêmio e Internacional realizaram um quadrangular e somente os dois melhores se classificaram para às semifinais, disputadas contra os dois melhores de um grupo formado por outros 14 times. O Tricolor foi o último em sua chave...

De uma forma geral, 2003 não foi um bom ano para os gremistas. A grande comemoração ficou por conta do histórico aniversário de fundação deste que é, sem dúvida, um dos maiores clubes do futebol brasileiro.

P.S.: A camisa apresentada neste post é da minha coleção particular e foi usada por Gilberto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi amigo..eu queria muito essa camisa, lembro da época que foi lançada. Você sabe onde consigo encontrar alguém que tenha e possa vender? Abraços....

Meu e-mail: eric.fontoura@shoptime.com

Robson disse...

eu tenho esta camisa, nova e no saco!
quem quiser: schenato@droffice.com.br

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com