quarta-feira, 6 de abril de 2011

Camisa comemorativa do Atlético-PR


Eu gosto muito quando os clubes lançam camisas inspiradas em modelos do passado. O Atlético Mineiro fez isso no seu centenário, em 2008, o Grêmio também, em 2003, assim como o Corinthians, caso mais recente, em 2010. Desta vez, o Atlético-PR festeja em grande estilo seus 87 anos.


O modelo é inspirado exatamente na primeira camisa do clube, que foi fundado em 1924. (desenho acima) A Umbro caprichou. Golas, cordinhas na altura do pescoço e faixas horizontais, coisa que o clube não usava desde 1988. A diferença, claro, está no escudo. Em 1924, tinha as iniciais (CAP) entrelaçadas, desenho que passou a figurar dentro do escudo a partir de 1997. Escudo, aliás, enfeitado agora na borda, que ganhou a inscrição "87 anos", em dourado.


O time já estreou a camisa, como pode se ver nesta foto acima, do atacante Lucas. Não vou negar que prefiro a camisa limpa, sem patrocínio, mas tudo bem... Outra diferença que acho relevante em relação à última vez que o time usou listras horizontais é em relação ao tamanho das listras. Mais finas, como hoje, ficam mais bacanas. Abaixo, no desenho, a camisa de 1988, com listras mais grossas e ainda com o escudo antigo.


Em sua história, o Atlético já usou camisas diferentes e destaco, aqui, algumas que se destacaram ao longo desses 87 anos. Pela ordem, a de 1973, com uma listra diagonal, a de 1983, metade vermelha, metade preta, a de 1960, também metade vermelha e metade preta, mas com desenho diferente e a de 1978, com faixas horizontais e escudo idêntico ao do Flamengo.


Texto escrito por Frederico Jota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com