terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Série "Campeões Mundiais": Itália 1934/38

A Itália usou a mesma camisa nas conquistas dos seus dois primeiros mundiais, em 34 como país sede e em 38, na França. Nessa época não era muito comum a mudança dos uniformes, totalmente diferente do que acontece nos dias de hoje.

Tanto no Mundial de 34, quanto no de 38, havia interesses políticos em jogo. O fascismo de Benito Mussolini usou a Copa em seu país como propaganda em seu favor. A suspeita de árbitros pró Itália foi frequente durante toda a competição.

Seleção campeã de 34

A Copa de 34 foi disputada no esquema de mata-mata, direto das oitavas-de-final, com os jogos sendo definidos por sorteio. Dezesseis seleções participaram do torneio: Áustria, Tchecoslováquia, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Suécia, Suíça, França, Romênia, Bélgica, Holanda, Brasil, Argentina, EUA e Egito.

A Itália goleou os EUA por 7 a 1 e depois empatou com a Espanha por 1 a 1 (empate também na prorrogação). Como naquele tempo não havia disputa por pênaltis, foi preciso realizar um jogo extra. E deu Itália por 1 a 0. Nas semi-finais os italianos venceram a Áustria também por 1 a 0 e decidiram a Copa contra os tchecos. A final foi no Estádio Olímpico de Roma e, após empate por 1 a 1 no tempo normal, os italianos venceram na prorrogação com um gol de Angelo Schiavio.

Camisa italiana nas Copas de 34 e 38

A Copa de 38 realizada na França foi marcada pela tensão. Os conflitos internacionais existentes na época levariam o mundo à primeira grande guerra, pouco tempo depois do torneio. A Áustria foi anexada à Alemanha de Hitler e não participou da competição, pois teve que ceder seus atletas ao time do ditador nazista.

Itália bicampeã em 38

O Mundial foi disputado no mesmo esquema do anterior (mata-mata). Na primeira partida a Itália venceu a Noruega por 2 a 1. Nas quartas-de-final uma curisiodade. A adversária era a França e os italianos teriam que jogar com um uniforme de outra cor, já que a dona da casa também tinha camisas azuis. Os italianos entraram em campo com meiões, calções e camisas pretas, a cor do fascimo.

A camisa italiana do fascimo de 38

O uniforme diferente trouxe sorte e a Itália venceu os franceses por 3 a 1. Na semi-final nova vitória, desta vez contra o Brasil, 2 a 1. A final foi no 19 de junho de 1938, contra a Hungria, vencida pela Itália por 4 a 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com