sexta-feira, 27 de maio de 2011

Novas camisas do Barcelona (2011/2012)

Clique na imagem para vê-la ampliada.

O Futbol Club Barcelona apresentou nesta semana os uniformes que serão utilizados pelo time na temporada 2011/2012.

A fornecedora de material esportivo da equipe catalã é, pelo 15º ano seguido, a Nike. E a empresa norte-americana inovou no layout.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

O escudo do Clube, na frente da camisa, possui propagação térmica - uma tecnologia que o deixa mais leve e permite que a área seja bem ventilada.

Por falar em peso: os uniformes são 13% mais leves do que as versões anteriores. As camisas são mais justas e proporcionam 17% de elasticidade a mais do que os modelos antigos.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

A camisa reserva chama a atenção positivamente. A cor, até então usada somente pelos goleiros, ganha destaque no fardamento que será utilizado nas partidas em que o Barça for o time visitante.

O fato da camisa reserva ser toda preta diminui (bastante) o impacto causado pela incorporação do novo patrocinador - a Qatar Foudation. A logomarca da Unicef continua estampada nos uniformes culés, mas agora na parte de trás.

Clique na imagem para vê-la ampliada.

Por outro lado, a camisa titular não deve agradar todos os barcelonistas. Eu, por exemplo, terei dificuldades para me acostumar com essas listras.

O fato das mangas serem totalmente azuis não me incomoda, muito pelo contrário. O retorno do calção azul é outra mudança que me agrada.

Curiosidades

O Futbol Club Barcelona foi fundado em 29 de Novembro de 1899.

A primeira camisa era metade azul, metade grená, sendo que a manga da metade azul era grená, enquanto a manga da metade grená era azul. Entendeu?

Durante os 10 primeiros anos de vida, o time usou calções brancos. É importante dizer que o Barça é dois anos e meio mais velho do que o Real Madrid. Os calções azuis foram adotados na década de 1920. Antes disso, o time chegou a usar calções pretos.

O Hall da Fama do Barcelona tem 50 jogadores. Entre eles, cinco brasileiros: Evaristo de Macedo, Romário, Ronaldo, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho. O brasileiro naturalizado português Deco também está na lista dos atletas mais importantes da história do Clube.

Entre os títulos mais importantes da história do Barcelona estão o Mundial de Clubes da FIFA (2009) e o tetracampeonato da Liga dos Campeões da Europa (1992, 2006, 2009 e 2011).

No antigo estádio Les Corts, os torcedores que sentavam-se na última fileira da arquibancada (a mais alta) deixavam os bumbuns à mostra para quem estava do lado de fora. Daí surgiu o apelido Culé, como também são conhecidos os barcelonistas. Culé é uma expressão catalã, que você pode deduzir facilmente o significado...

Texto de Fábio Pinel

6 comentários:

clique documental disse...

Nossa! a camisa é realmente linda Pinel!

Anônimo disse...

Bonita as camisas do Barça. O Barça é o time da moda.

Anônimo disse...

bem bonita.

Anônimo disse...

tem o melhor futebol do mundo te que ter a melhor camisa do mundo

Anônimo disse...

LOCA... Ja tenho a minha..!!!

Unknown disse...

shouww de bola as camisas do baça

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com