sábado, 5 de dezembro de 2009

Seleção de Camarões

A seleção de Camarões estreou em Mundiais em 1982, na Espanha. Curiosamente, foi eliminada sem perder uma única partida sequer. Empatou sem gols contra Peru e Polônia, e depois por 1 a 1 contra a Itália (que viria a ser a campeã da Copa!). O fornecedor de material esportivo era a francesa Le Coq Sportif.

O italiano Antognoni e o lendário Roger Milla disputam a bola.

Em 1990, na Itália, agora sobre a tutela da Adidas, voltou a chamar a atenção. Logo no jogo de abertura da Copa venceu a Argentina - então a atual campeã mundial - por 1 a 0 (quem não se lembra de Omam Biyik?). Depois, 2 a 1 sobre a Romênia. Aí veio a primeira derrota: 4 a 0 para a extinta URSS. Mesmo assim foram os primeiros da chave. Os Leões Indomáveis passaram pela Colômbia (2 a 1, na prorrogação) nas oitavas-de-final. Somente a Inglaterra foi capaz de pará-los. Aliás, de forma contestável. Os camaroneses venciam por 2 a 1 até os 38 minutos do 2º tempo quando Lineker empatou cobrando pênalti. E foi justamente Lineker quem marcou o gol da vitória, na prorrogação, novamente em penalidade máxima.

Roger Milla comemora o gol da vitória sobre a Colômbia.

Em 1994, nos EUA, vestidos de Mitre, deram azar. Em um grupo forte, não passaram da primeira fase. Até que começaram bem, empatando com a Suécia (2 a 2), mas perderam por 3 a 0 para o Brasil e foram humilhados pela Rússia (6 a 1, com show de Salenko, que virou artilheiro da Copa, ao lado do búlgaro Stoichkov, com seis gols - sendo cinco somente contra os camaroneses!).

Fair play após goleada: Roger Milla e Oleg Salenko.

Nova decepção em 1998, na França. Empate em 1 a 1 com a Áustria, derrota para a Itália por 3 a 0 e empate em 1 a 1 com o Chile. Foi o último no grupo. Dessa vez, quem assinou os uniformes foi a Puma (que está até hoje).

Camisa da Puma usada por Pierre Womé.

O último Mundial disputado foi em 2002, na Coréia do Sul e no Japão. Causaram polêmica pelo uniforme - originalmente desenhado sem mangas. A Fifa vetou. Então completaram a camisa com mangas pretas. Não fez diferença. De novo, ficaram pelo caminho. Empate em 1 a 1 com a Irlanda, vitória por 1 a 0 sobre a Arábia Saudita e derrota por 3 a 0 para a Alemanha.

Samuel Eto'o em ação, contra a Arábia Saudita: camisa polêmica.

Camarões apareceu no mundo da bola como sensação, mas não tem mais a mesma força de antes. Em cinco participações na história da Copa, acumula 17 jogos, com quatro vitórias, sete empates (!) e seis derrotas. São 15 gols marcados, mas 30 gols contra.

A camisa para a Copa do Mundo na África do Sul está pronta. A Puma caprichou na nova coleção. Achei a camisa muito bonita (mais a titular, nem tanto a reserva). São dignas de um dos maiores jogadores da história do país - Samuel Eto'o - que vai para o seu terceiro mundial.

Camisas 1 e 2 para a Copa do Mundo de 2010

No currículo de Camarões constam quatro títulos da Copa Africana de Nações (1984, 1988, 2000 e 2002). O melhor resultado foi a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Sidney (2000). Foi ainda vice-campeã da Copa das Confederações na França, em 2003 (perdeu a final justamente para os franceses, por 1 a 0). Atualmente ocupa o 11º lugar no ranking de seleções da Fifa.

Na África do Sul, em 2010, os Leões Indomáveis estarão no Grupo E ao lado de Holanda, Dinamarca e Japão (adversários que nunca enfrentou antes em um Mundial).

3 comentários:

Anônimo disse...

puta que pariu! esse pessoal não decide camisa! tenho que fazer um trabalho com a camisa, agora terei que fazer 2 trabalhos

George Bueno disse...

Vc poderiam filtrar o que se posta no comentario, pois comentario como fez o "anonimo", não acresecenta nada não deve ir para milhões de internautas.

Railson disse...

E acho que o comentário acima que se referiu ao outro comentário também não acrescenta nada. Não acho que se deve apagar, quem quiser, ignore. Enfim... Gosto da seleção de Camarões, mas das seleções africanas, creio que Costa do Marfim chega com mais chances. Mas já que este é um site de camisas de times, aqui vai a sugestão: Tem um uniforme continental das seleções africanas patrocinadas pela Puma, divide opniões. Achei o uniforme muito bonito, mas conheço muita gente que achou horrivel!
Abraços!

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com