quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

F.C. København

Em português, este time dinamarquês se chama Copenhagen - que é ainda o nome da capital do país. Foi fundado em 1992.

Continuando a série de posts sobre camisas históricas da Umbro, apresento o modelo usado pela equipe na temporada 1998-1999.

Camisa antiga do F.C. København: aprovada!

Esse é o uniforme tradicional - branco, com detalhes azuis e vermelhos. E esse modelo é sensacional!

Se você olhar bem, notará detalhes no tecido com o escudo do Clube. A clássica manga da Umbro e a gola também cairam bem.

Uma camisa para se orgulhar. Muito bonita, na minha opinião. Nem se compara com os desenhos que a Kappa fez recentemente.

História

O Copenhagen surgiu da fusão entre Kjøbenhavns Boldklub (15 vezes campeão dinamarquês) e Boldklubben 1903 (hepta-campeão nacional).

Desde sua fundação, teve uma rivalidade com o Brøndby IF - cuja torcida é formada basicamente pela classe operária. Os torcedores do Copenhagen são tidos como a elite.

Apesar da pouca idade é dono de sete títulos nacionais. Também é tetra-campeão da Copa da Dinamarca e campeão da Copa da Liga Dinamarquesa.

Nas competições européias, porém, o desempenho é pífio. Na UEFA Champions League, por exemplo, só disputou a fase de grupos em 2006/2007 - e foi lanterna da Grupo F.

Curiosidades

Em seu primeiro ano de vida foi campeão da extinta Copa Intertoto e ganhou o direito de disputar a também extinta Copa da Uefa. Foram eliminados na 2ª fase pelo Auxerre-FRA.

Em seu segundo ano de vida foi campeão dinamarquês - um ponto a frente do Odense BK e dois a mais que o Brøndby IF.

O elenco atual conta com dois atacantes brasileiros: Aílton (revelado pelo Atlético-MG em 2000) e César (ex-São José-RS, Grêmio e Vitória-BA).

No Hall da Fama do Copenhagen está o atacante Álvaro, revelado pelo América-MG. Ele marcou 50 gols em 120 jogos, entre 2003 e 2006. Hoje defende o Örgryte IS, da Suécia.

Quer saber mais? Visite o site oficial do F.C. København.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com