quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Análise das camisas retrô do Atlético-MG

Quem me conhece sabe que sou um grande apreciador de camisas retrôs. Gosto do estilo antigo, saudosista e clássico dos uniformes de antigamente. Acho sensacional a ideia dos clubes resgatarem sua história através das camisas. Pode ser uma homenagem a um título importante, ou simplesmente algum manto bonito do passado. Mas é preciso tomar cuidado. Um uniforme retrô tem que tentar ser o mais fiel possível ao seu original. Se não der pra ser no material, que seja pelo menos no desenho.
A Topper lançou três modelos nesse estilo para o Atlético-MG. Homenagens aos campeões mineiros de 80 e 81 e ao primeiro time brasileiro a excursionar pela Europa, em 1950, que conquistou o título simbólico de "Campeão do Gelo". Como disse acima, acho a ideia muito interessante, mas a meu ver, ela pecou em alguns aspectos.
Para começar, acho desnecessário o uso da logo da Topper no peito da camisa. Tudo bem, é preciso divulgar a marca, mas seria melhor colocá-la nas mangas. Também achei exagerado o escrito "Galo" nas costas da camisa de 81 (Nessa época, o patrocínio era Credireal). Talvez sem nada ficasse melhor.
O maior erro na minha opinião, foi não ter adaptado os escudos como na época. Percebam que os três distintivos são iguais aos de hoje. Na camisa de 50, as cores foram invertidas, como de fato era na época, mas o formato está longe do ideal. Acredito que dessa forma, a camisa perde seu valor simbólico, principalmente esta dos "Campeões do Gelo".
Mas a coleção não tem só erros. Achei bacana o preto meio desgastado dos uniformes, dando a impressão de gasto pelo tempo. Destaque também para as golas e punhos das camisas de 81 e 82, que ficaram muito bonitas.

O resultado foi um pouco decepcionante, principalmente para um fã de retrôs, como eu. Um bom exemplo de fidelidade ao modelo original, pode ser visto no post da camisa da Inglaterra de 1990, publicado aqui no Camisaria pelo Frederico Jota.

Curiosidades

Entre 2005 e 2006, o Galo lançou uma série de camisas retrôs desde a década de 10 até 80. Os uniformes foram feitos pela Futebologia. A empresa ficou atenta à história do clube e os modelos foram bem fiéis aos da época.


André Fidusi (andrefidusi@gmail.com twitter.com/fidusi)

5 comentários:

Ragazzi disse...

Perfeita a análise.
Devo comprar as de 80/81, achei muito bacana - tirando esse GALO nas costas

erasmo rodrigues disse...

comprarei com certeza,galo é minha vida a razao do meu viver,queria saber tbm se o site futebologia é seguro e se vc já fez alguma compra no site,abrs

André Fidusi disse...

Não sei sei a Futebologia tem site. As camisas q ele s fizeram eram vendidas na Loja do Galo.
abs

Fael Lima - Cam1sa Do2e disse...

Estou anunciando uma retrô no meu álbum de vendas, mas acho que é do Lance.
Foto:
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/319258_1796746697540_1805931162_1275638_867802153_n.jpg
.
Sobre as camisas é aquela história... Não ficou perfeito, mas ficou o suficiente para que eu já saiba o que ganhar no natal.

San-Marino disse...

Comprarei com certeza pelo amor que cinto pelo clube, camisas de 50 eu ñ era nascido e de 80/81 eu tinha 1 e 2 anos, mais depender de uma marca que nem os uniforme de hoje sabe fazer olha o corte dessa camisa de 2011, olha a do ano passado, é temos que torcer mesmo pra vir a umbro que sempre respeitou o nosso manto! Abs

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com