quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Camisa retrô do Arsenal da final da FA Cup de 1971

Um dos aspectos mais interessantes que observei na minha recente viagem à Inglaterra é a quantidade de produtos que os clubes oferecem em suas lojas. Entre esses produtos, uma série gigantesca de camisas retrôs, produzidas em larga escala e referentes a diversos momentos históricos de cada clube.

Os clubes ingleses sempre tiveram o hábito de criar camisas específicas para determinados jogos. E com o Arsenal não foi diferente na final da FA Cup de 1971. Naquele ano histórico para o clube, a equipe venceu o Liverpool por 2 a 1 na final, em Wembley, com todos os gols marcados na prorrogação - e de virada.


Na ocasião, o clube usou uma camisa amarela com golas e bordas das mangas azuis, com detalhes especiais bordados ao redor do escudo: o "1971" e uma taça, abaixo e acima do tradicional canhão que faz parte do escudo dos Gunners. O ano tem um significado especial para o clube, porque se trata do primeiro double da história do Arsenal, ou seja, a primeira vez que a equipe conquistou na mesma temporada os títulos inglês e da FA Cup. E, mais importante ainda: a temporada encerrou um jejum que já durava desde a década de 1950 - a última taça antes do ano do double foi o Inglês de 1952/53.

Detalhe para os aficcionados: os clubes não só faziam camisas especiais, como também produziam agasalhos e outros artigos específicos para a partida. E os materiais podem ser encontrados nas lojas dos clubes. Mais um exemplo inglês de respeito à memória.

Os gols do jogo podem ser conferidos no vídeo abaixo. Heighway abriu o placar para o Liverpool e Kelly empatou para o Arsenal no primeiro tempo da prorrogação. George fez o gol da vitória dos Gunners na etapa final do tempo extra.



Recentemente, no meu blog pessoal, mostrei minha visita ao Emirates, onde estive para ver o jogo entre Arsenal e Udinese, pela Champions League. Confiram o post:
Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 7 - Um jogo da Champions no Emirates

Texto de Frederico Jota
www.twitter.com/FredericoJota
www.fredericojota.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

qual o tamanho da camisa? vende ou faz troca? sou torcedor do arsenal

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com