sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Provável nova camisa do Arsenal

Camisas comemorativas não são nenhuma novidade na Inglaterra - e um deleite para nós, colecionadores. Assim como aquelas que lembram clubes que se fundiram para dar origem a outros (caso do Manchester United, que chegou a usar verde e amarelo, história que contarei depois aqui) ou que marcaram uma campanha específica. E é baseado na conquista conjunta do Campeonato Inglês e da Copa da Inglaterra de 1971 que a nova camisa do Arsenal pode chegar ao mercado. De quebra, serviria para comemorar o 125º aniversário dos Gunners, fundado em 1886.

A camisa, com as mangas brancas e apenas os punhos vermelhos, remonta à época do lendário treinador Herbert Chapman, que comandou o clube em períodos vitoriosos entre as décadas de 1920 e 1930. Além disso, é muito bem aceita pelos torcedores. Resta saber se o escudo, que há 39 anos ostentava apenas o canhão, será mantido. Ou será nos moldes atuais, com o canhão ficando junto do emblema "Arsenal" e com duas tonalidades de vermelho. Uma outra alternativa é usar uma camisa totalmente vermelha, inspirada nas que foram adquiridas junto ao Nottingham Forest no início da história do clube.

A última experiência histórica do Arsenal foi com a sensacional camisa grená, que marcou a temporada derradeira do Highbury Stadium e que coincidia com a cor utilizada pelo clube em um uniforme da década de 1910.

Camisa reserva da Polônia

A Polônia não vai à África do Sul e está longe de repetir os bons momentos que já teve em Copas do Mundo, como o terceiros lugares de 1974 e 1982, mas sempre teve uma camisa tradicional. Uma não, duas. Tanto a primeira, branca, como a toda vermelha, a reserva. Mas a tradição foi para o beleléu com o lançamento da nova camisa reserva dos poloneses, agora sob a chancela da Nike.

Juro que não consegui entender o azul escuro e achei péssima a ideia de colocar uma manga com cores duas cores. Sem falar que não combina nada com o escudo. A camisa será usada pelos poloneses até 2012, ano da Eurocopa, competição cujas eliminatórias começam após a Copa do Mundo.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Nova camisa reserva da França

A Adidas, para variar, anda caprichando nos modelos produzidos para a Copa do Mundo. A última camisa divulgada é a reserva da França. Os saudosistas vão lembrar imediatamente do modelo que os franceses usaram na Copa de 1982, na Espanha. A camisa, branca com pequenas listras verticais, é muito bacana.

Outra característica interessante é a volta da sigla da federação francesa logo abaixo do galo, no escudo. O F.F.F. lembra também a camisa antiga e foi retirado de alguns modelos mais recentes usados pela turma de Ribéry e Henry.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cruzeiro E.C.

A Reebok e o Cruzeiro lançaram na manhã desta segunda-feira a nova linha de uniformes do Clube para a temporada 2010.

Não há muitas novidades e a empresa inglesa seguiu o padrão adotado nas camisas de São Paulo e Internacional - já apresentadas pelo CFC.

Jogadores cruzeirenses foram os modelos. Foto: Vipcomm

A fonte do número é a mesma, mas a gola está diferente. A camisa reserva (branca) passou a usar o escudo do Clube, ao invés das estrelas soltas - como acontece no tradicional uniforme azul.

Fábio aparece com um modelo estilo retrô, com o escudo usado pelo Cruzeiro em seus primeiros anos após a era Palestra Itália. O goleiro tem ainda outros três modelos diferentes para usar.

Na camisa titular, as novidades são as gigantescas marcas d'água com a logomarca da Reebok nas laterais e a coroa - símbolo da conquista do Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro em 2003 - que agora fica nas costas, acima do patrocinador principal.

Como não apresentou nada demais, essa camisa não chama muito a atenção. De fato, acho o modelo anterior mais bonito do que o novo.

A estréia da nova camisa será na quarta-feira (24), às 19h30, no Mineirão. O Cruzeiro recebe o Colo Colo-CHI pela Copa Libertadores.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

C.R. Flamengo

O Flamengo apresentou na sexta-feira (19/02) sua nova linha de uniformes para a temporada 2010.

A coleção - que segue assinada pela Olympikus - mostra mudanças significativas, que serão descritas e comentadas a seguir...

Uniformes 1 (E) e 2 (D). Foto: Divulgação/Vipcomm

Na camisa tradicional as mangas deixaram as listras de lado e agora são pretas para facilitar a visualização do patrocinador - o Banco BMG.

No peito, ao centro, o escudo da CBF. Logo abaixo, a inscrição "hexacampeão brasileiro". Não sei se por conta própria ou por reconhecimento da entidade - mas essa é outra discussão...

A camisa reserva voltou a usar o escudo do Clube, que fica no centro (como já aconteceu em várias oportunidades anteriormente).

Nos dois modelos, a gola é igual, porém diferente do último uniforme. A logomarca da Olympikus foi deslocada para a gola. O nome da empresa agora ganha destaque no lado direito do peito.

Uniformes de goleiros e jogadores de linha. Foto: Divulgação/Vipcomm

Não posso negar que o layout proposto pela Olympikus ficou bem interessante - menos nos uniformes dos goleiros, que não apresentam nada demais.

Gostei mais da camisa reserva. O que estraga é a quantidade de patrocínios e a cor dos mesmos - que não combinam com o restante.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Série "Campeões Mundiais": Alemanha 1954

A Copa do Mundo nde 1954 foi realizada na Suiça, país sede da FIFA q completa seu 50º aniversário. Um regulamento confuso marcou o torneio. Cada grupo havia dois cabeças de chave, que não se enfrentavam, assim como os outros componentes. Desta forma, cada equipe realizava apenas dois jogos ao invés de três.

O grande destaque da 1ª fase foi a Hungria do craque Ferenc Puskás, que, com duas goleadas (9 a 0 na Coréia do Sul e 8 a 3 na Alemanha Ocidental), passou fácil pela fase de grupos. A Alemanha se classificou em 2º ao vencer a Turquia no jogo desempate por 7 a 2.

Nas quartas de final os húngaros bateram o Brasil por 4 a 2 e os alemãos venceram a Iuguslávia por 2 a 0. Valendo vaga na final, A Alemanha passou fácil pela Áustria (6 a 1), enquanto que a Hungria fez uma partida dificílima contra o Uruguai, vencida na prorrogação (2 a 0) depois de umpate de 2 a 2 no tempo normal.

No dia 4 de julho de 1954, Alemanha e Hungria se enfrentaram na grande final. Favoritismo total dos húngaros, principalmente depois da goleada sobre os mesmos alemães na 1ª fase. Com menos de dez minutos a equipe de Puskás vencia por 2 a 0. Mas numas das maiores viradas da história das copas, conhecido como o "Milagre de Berna", os alemães venceram por 3 a 2 e se sagraram, pela 1ª vez, campeões mundiais.



A camisa que entrou para a história do país era um modelo bem simples, branca com gola e punhos pretos. Detalhe para a cordinha que amarrava a gola, comum na época.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Camisa reserva do Brasil 2010

Só pode ser piada de mau gosto! Ai que inveja da Inglaterra...

Pacotão Reebok

As camisas do Inter ficaram corretas, sem exageros, mas também sem aquele algo a mais. As linhas brancas na gola da camisa 1 cairam bem, já a gola da camisa comemorativa à Libertadores de 2006 já está meio batida.

Já as camisas do São Paulo ficaram bem distintas. Não gostei nada dessas "anteninhas" saindo da gola da camisa branca. Mas achei fantástica a camisa listrada, principalmente a gola que deu um ar meio retrô ao uniforme. E o fato de não ter patrocínio ajuda bastante também.


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

A sensacional camisa reserva da Inglaterra


Agora é a vez da camisa reserva da Seleção Inglesa, um dos mais belos lançamentos do ano. O modelo segue o da camisa principal, lançada no ano passado. O design, simples, impressiona em tempos de camisas com muitos detalhes. Aliado a isso, tecnologias que permitem melhor absorção do suor e tamanhos de camisa específica para cada jogador.


O "England" que ficava acima do escudo no início da década foi suprimido e deu um ar classudo à camisa. A estrela alusiva à conquista do título mundial de 1966 está, assim como nas demais camisas da coleção, bordada com a cor da camisa (veja na primeira foto deste post). Os punhos, brancos, também chamam atenção. Aliás, a Inglaterra conquistou seu único título mundial jogando de vermelho, o que dá sempre à camisa um tom de homenagem.

Camisa reserva de goleiro da Inglaterra


Se o modelo tradicional lançado pela Seleção Inglesa no ano passado deu certo e chamou a atenção pelos traços simples aliados a um design arrojado, com camisas com tamanhos variados, um sistema novo que evita o acúmulo de suor, entre outros detalhes, a Umbro optou por manter a linha nos novos lançamentos, entre eles a camisa reserva de goleiro, amarela, cor imortalizada pelo genial Gordon Banks, campeão do mundo em 1966 e autor de uma defesa espetacular em cabeçada de Pelé em 1970.

A camisa mantém o padrão adotado desde o ano passado, com a estrela alusiva à conquista de 66 bordada na mesma cor do restante da camisa. Na titular, dos jogadores de linha, a estrela é branca. O "England" acoplado ao escudo no início da década também continua fora. Estilo direto, clássico, simples. Em uma época de muita firula nas camisas, a opção inglesa pela simplicidade no design ganha muitos pontos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

F.C. København

Em português, este time dinamarquês se chama Copenhagen - que é ainda o nome da capital do país. Foi fundado em 1992.

Continuando a série de posts sobre camisas históricas da Umbro, apresento o modelo usado pela equipe na temporada 1998-1999.

Camisa antiga do F.C. København: aprovada!

Esse é o uniforme tradicional - branco, com detalhes azuis e vermelhos. E esse modelo é sensacional!

Se você olhar bem, notará detalhes no tecido com o escudo do Clube. A clássica manga da Umbro e a gola também cairam bem.

Uma camisa para se orgulhar. Muito bonita, na minha opinião. Nem se compara com os desenhos que a Kappa fez recentemente.

História

O Copenhagen surgiu da fusão entre Kjøbenhavns Boldklub (15 vezes campeão dinamarquês) e Boldklubben 1903 (hepta-campeão nacional).

Desde sua fundação, teve uma rivalidade com o Brøndby IF - cuja torcida é formada basicamente pela classe operária. Os torcedores do Copenhagen são tidos como a elite.

Apesar da pouca idade é dono de sete títulos nacionais. Também é tetra-campeão da Copa da Dinamarca e campeão da Copa da Liga Dinamarquesa.

Nas competições européias, porém, o desempenho é pífio. Na UEFA Champions League, por exemplo, só disputou a fase de grupos em 2006/2007 - e foi lanterna da Grupo F.

Curiosidades

Em seu primeiro ano de vida foi campeão da extinta Copa Intertoto e ganhou o direito de disputar a também extinta Copa da Uefa. Foram eliminados na 2ª fase pelo Auxerre-FRA.

Em seu segundo ano de vida foi campeão dinamarquês - um ponto a frente do Odense BK e dois a mais que o Brøndby IF.

O elenco atual conta com dois atacantes brasileiros: Aílton (revelado pelo Atlético-MG em 2000) e César (ex-São José-RS, Grêmio e Vitória-BA).

No Hall da Fama do Copenhagen está o atacante Álvaro, revelado pelo América-MG. Ele marcou 50 gols em 120 jogos, entre 2003 e 2006. Hoje defende o Örgryte IS, da Suécia.

Quer saber mais? Visite o site oficial do F.C. København.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

S.C. Corinthians Paulista

No ano de seu centenário, eu juro que esperava mais do atual campeão da Copa do Brasil. Nesta segunda-feira foi revelado o modelo da camisa 3.

O Clube segue misturando preto com roxo. Péssimo, se mal utilizado. É o caso dessa camisa corinthiana. O template é interessante - lembra um modelo usado recentemente pela Internazionale (cruz vermelha em uma camisa branca) - só que as cores prejudicam.

Em breve devem ser lançados os novos uniformes titular e reserva. Enquanto isso, o Timão usa os modeos do ano passado, mas já com os novos patrocinadores. Ficou muito poluído, mas a camisa 2 tem um layout bacana...

Roberto Carlos (com o uniforme 2) e Ronaldo (com a camisa titular)

Ainda dá tempo para o departamento de marketing preparar algo legal, que dê para equilibrar com a quantidade de anunciantes. Mas a missão não é fácil...

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com