sexta-feira, 1 de junho de 2012

Camisa da República Tcheca para a Eurocopa



Não foram poucas as pessoas que torceram ou nariz ou ficaram em dúvida sobre qual equipe era aquela estranha, com um escudo que nunca viu e com uma junção de cores diferente e que, por incrível que pareça, iria jogar a Eurocopa. Foi essa a reação da maioria que viu pela primeira vez a nova camisa da República Tcheca.



A mudança principal está no escudo. O anterior, esse reproduzido acima, era dividido em quatro partes e é exatamente o brasão de armas da República Tcheca, representado as três principais regiões do país, a Silésia, a Morávia e a Boêmia, que é representada duas vezes, com o leão sobre o fundo vermelho. Exatamente esse trecho do brasão é o novo escudo da equipe de Petr Cech. Na verdade, não é bem um "novo" escudo, mas uma nova edição do antigo escudo da Tchecoslováquia, usado até a divisão do país entre República Tcheca e Eslováquia, nos anos 1990. Aliás, com esse escudo, a Tchecoslováquia venceu a Eurocopa ded 1976. Abaixo, veja a foto da seleção tcheca na Copa do Mundo de 1982, com o escudo no centro da camisa.



De acordo com o padrão da Puma, há uma divisão diagonal entre a parte de cima da camisa e o restante. É até ali que vai o desenho azul que recebe o novo escudo. Diferente e até arriscada essa decisão de uma mudança brusca de um momento para o outro. Achei válida a iniciativa, pelos motivos históricos. A camisa reserva, porém, segue o padrão e mantém um desenho tradicional, todo branco, como a seleção se habituou a jogar. A manga, com uma grande faixa azul, até fez lembrar um pouco os modelos recentes da Nike. Normal, mas bonita.

Texto de Frederico Jota



3 comentários:

Anônimo disse...

Interessante, vim até aqui exatamente pra saber o porquê da mudança de escudo

Anônimo disse...

onde pode se comprar essa camisa?

André fidusi disse...

Olá! tenta no ebay ou Mercadoo livre!

abs

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com