segunda-feira, 14 de março de 2011
Camisa preta do Democrata-GV
O Esporte Clube Democrata, da cidade de Governador Valadares, tem usado uniformes da Fila nesta temporada. O acordo com o fornecedor de material esportivo é fruto da parceria firmada no início deste ano com o Botafogo-RJ - que trabalha há dois anos com a empresa italiana.
Tradicionalmente, o uniforme titular da Pantera é listrado verticalmente em preto e branco (como o do Botafogo ou de outras equipes, tais como Atlético-MG, Libertad-PAR e Juventus-ITA). Em 2011, porém, o Clube foi "forçado" a mudar.
Isso porque a Fila enviou apenas duas opções de uniformes: um cuja a camisa é branca (titular) e outro todo preto (reserva). O segundo modelo foi utilizado (não pela primeira vez) ontem, na partida contra o Cruzeiro, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro.
As camisas seguem o padrão da Fila, mas o uso de um uniforme todo preto não passa despercebido. Lamento apenas a existência de uma faixa branca na frente da camisa reserva. A fonte dos números também é a mesma usada nas camisas de Botafogo e Figueirense.
Além da faixa branca, os patrocinadores contribuem para piorar o resultado final. Preto combina com tudo, mas azul (SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e laranja (Banco BMG) não se misturam.
As camisas usadas pelo Democrata não estão à venda - nem mesmo em Governador Valadares! Isso faz com que quem tenha uma seja digno de inveja, tendo em vista a dificuldade de se obter qualquer um dos dois modelos.
Curiosidades
O Democrata surgiu de uma dissidência do Flamengo Football Club - principal time de Figueira do Rio Doce (nome da cidade de Governador Valadares antes de 1938). O rubro-negro era dirigido por Inhazinha Rocha. Ela não admitia atletas extrapolando fora das quatro linhas. Em 10 de fevereiro de 1932, embalados pelo sábado de Carnaval, alguns jogadores encheram a cara, foram jogar em Tumiritinga e perderam de goleada. Ao retornarem, foram punidos por Inhazinha Rocha. O "corretivo" provocou revolta em parte do grupo. Assim, em 13 de Fevereiro de 1932, nascia o Esporte Clube Democrata.
A origem do nome é explicada como uma tentativa dos descontentes com a linha dura de Inhazinha em ter democracia ampla, geral e irrestrita.
O jornalista (falecido) Marcondes Tedesco teve a idéia de escolher a Pantera como mascote do time, em 1969. Segundo o próprio Tedesco, "felinos são vencedores, não se acovardam e reinam soberanos na selva". Além disso, a pantera é preta - cor predominante no uniforme do Democrata.
Os únicos títulos do Democrata são a Taça Minas Gerais (1981) e o Módulo II do Campeonato Mineiro (2005).
O time já representou Minas Gerais duas vezes na Série B do Campeonato Brasileiro. Em 1994, herdou a vaga do América-MG, suspenso pela CBF. Venceu apenas uma partida, mas evitou o rebaixamento por ter empatado sete dos outros nove jogos. Em 1995, não teve a mesma sorte: voltou a vencer apenas um jogo, mas desta vez perdeu sete dos outros noves jogos disputados. Foi a pior campanha entre os 24 times que disputaram a competição. Não participou da Terceira Divisão em 1996 por problemas financeiros.
Texto de Fábio Pinel
(http://www.twitter.com/PinelJornalista)
(http://www.twitter.com/Data_Pinel)
AddThis Smart Layers
Contato
camisariafutebolclube@hotmail.com
4 comentários:
Muito legal o seu texto sobre a camisa do Demô.
Eu, particularmente, achei legalzinha a camisa, com ressalva no patrocinador. Ontem, inclusive, eu comentei que se o SAAE fosse branco, ficaria menos pior. A propósito, antes de ir para a assessoria do América de T.Otoni, eu fui assessor do SAAE, pela prefeitura de GV.
Outro problema é que a camisa tem 'cara' de uniforme de treino. Gostei mais deste modelo do que da tradicional.
Ah, tem outras duas curiosidades sobre o Democrata:
- O artilheiro do Mineiro 2011, Fábio Jr, apareceu para o futebol jogando aqui;
- O clube foi treinado, salvo engano, em 1985, pelo Vanderlei Luxemburgo...
Abraço, xará!!
Muito legal.Achei a camisa bonita, bem melhor que o futebol da equipe.Como sempre o texto cheio de boas informações sobre o Clube. Parabéns
Como democratense, prefiro a tradicional camisa listrada.
Mas estou gostando de ver o clube "inventando" com os uniformes. Este ano, com o preto, ano passado usaram uma camisa dourada para comemorar o aniversário do clube.
O verdadeiro "item de colecionador" das camisas da Pantera foi uma que não chegou a ser usada: uma camisa meio listrada e meio branca, que o time iria usar contra o Atlético-MG na semi-final do ano passado, mas teve que trocar porque ela se confundia com os uniformes 1 e 2 do Galo.
melhor de minas depois do tupi de jf
Postar um comentário