segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Camisas do Coritiba (1996)

Enquanto a Lotto não apresenta os uniformes do Coritiba Foot Ball Club para a temporada 2011, trago como aperitivo duas camisas do Coxa que fazem parte da minha coleção particular.

São os uniformes titular e reserva usados pela equipe em 1996 - ano em que um certo jovem, chamado Alex, ganhava destaque no cenário nacional. O elenco contava com outros jogadores conhecidos (de quem tem pelo menos 25 anos de idade). Quem não se lembra do zagueiro Zambiasi e dos atacantes Basílio e Pachequinho?

Uniforme 1 (Clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fábio Pinel

A Umbro assinava a coleção. Seguindo o padrão utilizado pela empresa inglesa na década de 90, o tecido das camisas tinha como marca d'água a logomarca da Umbro. A gola também era uma marca registrada. A Sanyo era a patrocinadora master da equipe.

Uniforme 1 (Clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fábio Pinel

As listras horizontais do uniforme titular tinham sequência nas costas da camisa, coisa que não era comum nos modelos anteriores aos de 1996. Havia um espaço em branco para o número, que utilizava a fonte padrão da Umbro - aliás, uma das mais bonitas e legais que eu já vi.

Uniforme 2 (Clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fábio Pinel

O uniforme reserva seguia o padrão do Coritiba - listras verticais verdes e brancas. A novidade ficava por conta das listras verdes, que não eram totalmente verdes. Elas tinham três tonalidades diferentes, fora alguns detalhes em branco. E sem falar das marcas d'água da Umbro e o nome do time dentro delas. Na época, uma inovação. Hoje, um recurso comum.

Uniforme 2 (Clique na foto para vê-la ampliada). Foto: Fábio Pinel

Em nenhum dos modelos o escudo ou a logomarca da Umbro eram bordados, apesar da empresa já se utilizar desse recurso. Por um lado, não acho que isso diminua a beleza das camisas. Por outro, acho que elas ficaram menos "imponentes".

Em resumo, acho as duas camisas muito bonitas. Simpatizo com o Coritiba e tenho oito camisas do Coxa na minha coleção. Essa é a 3ª vez que escrevo sobre camisas do time. Confira os posts anteriores clicando nos links a seguir:

Coritiba Foot Ball Club (uniforme inspirado na bandeira do Estado do Paraná - o post conta ainda com curiosidades sobre o Clube)

Coritiba Foot Ball Club (camisas do centenário)

Curiosidades

O ano de 1996 marcou o retorno do Coritiba à elite do Futebol brasileiro. O time foi vice-campeão da Segunda Divisão em 1995, perdendo o título na última rodada do quadrangular final da competição ao empatar fora de casa com o Mogi Mirim. O campeão foi o rival Atlético, que goleou o Central-PE por 4 a 1.

Em 1996, o Coritiba foi vice-campeão paranaense e terminou o Campeonato Brasileiro em 14º lugar, entre 24 times. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada pelo Flamengo nas oitavas-de-final.

Basílio e Pachequinho, com sete gols cada um, foram os artilheiros do Coritiba no Brasileirão em 1996. Alex marcou cinco gols na competição daquele ano.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem bacana.Boas lemranças do coxa e da passagem do craque Alex.Parabéns

Ragazzi disse...

A camisa do Atlético-MG também era Umbro no ano. Era até bonita, mas odiava essa marca d'agua com a logo da empresa pelas listras haha.

Paique disse...

Esse time era o seguinte: Anselmo, Jorge Antônio, Gralak, Toninho Cecílio e Bezerra; Embu, Claudiomiro, Ney e Alex; Magrão e Pachequinho.

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com