O Málaga é uma modesta equipe espanhola que, nesta temporada (2010/2011), briga para não voltar à Liga Adelante (2ª Divisão do Campeonato Espanhol).
A diretoria investe para evitar o rebaixamento. Recentemente contratou dois experientes jogadores: o zagueiro argentino Demichelis e o meia-atacante Júlio Baptista.
A chegada de Júlio Baptista chamou minha atenção, mas não foi por achar que agora o Málaga sai do buraco. É que eu reparei melhor no uniforme dos "blanquiazules".
Antes patrocinado pela Umbro, o time agora tem seus uniformes confeccionados pela chinesa Li Ning. A empresa está há pouco tempo no mercado do Futebol e também fornece material esportivo para o Espanyol e o Celta de Vigo (ambos espanhóis) e o FK Vardar Skopje (da Macedônia).
Repare que no uniforme principal (listrado verticalmente em azul e branco) existe um degradê invertido. A cor começa fraca na parte de cima e vai ficando mais forte à medida que as listras descem - ao contrário do que já vimos em camisas como a do Atlético/PR ou Botafogo, por exemplo.
Não é um crime e nem pode ser considerado um erro, mas não custa lembrar que a Li Ning tem mais "tradição" em esportes olímpicos. A (bela) saltadora com vara russa Yelena Isinbayeva e o velocista jamaicano Asafa Powell são atletas patrocinados pelos chineses.
A chamada "gola chinesa" (que foi utilizada recentemente pela seleção brasileira) também está presente - não sei se por motivo estético ou propositalmente em alusão à nacionalidade da Li Ning.
É difícil falar sobre a qualidade das camisas (como produto), mas o design está aprovado. Os três uniformes de jogo do Málaga são bonitos, na minha opinião. Nada extraordinário, mas todos de bom gosto.
O material não deve ser ruim, tendo em vista que a Li Ning é representante da Lotto na China - desenvolve, produz, distribui e comercializa os produtos licenciados pela marca italiana no país (como faz a Filon aqui no Brasil).
Resta agora esperar para ver como a Li Ning pretende atuar no mercado futebolístico e se tornará grande como Nike, Adidas, Puma, Umbro...
Curiosidades
Fundado em 1948 como Club Atlético Malagueño, tinha como objetivo trabalhar a formação de atletas para a equipe principal da cidade - o Club Deportivo Málaga. Era uma espécie de time B, mas com registro independente como entidade esportiva.
Em 1992, o Deportivo Málaga fechou as portas. Para que a cidade não se afastasse do cenário futebolístico, os dirigentes do Club Atlético Malagueño "herdaram" o posto de principal representante local e adotaram o nome Málaga Club de Fútbol em 1994. Cinco anos depois, chegou pela primeira vez à elite do Futebol do país, onde está até hoje.
O Málaga tem um (único) título internacional: em 2002 conquistou a extinta Copa Intertoto, que lhe deu o direito de participar da também extinta Copa da UEFA (hoje denominada UEFA Europa League), onde foi eliminado nas quartas-de-final.
O Málaga é hoje propriedade do Sheikh Abdullah Al-Thanni, do Qatar.
Os torcedores são conhecidos como "Boquerones" (em português: "Anchovas"). Banhada pelo Mar Mediterrâneo, a cidade é conhecida pela pesca deste peixe.
Málaga é uma cidade da comunidade autônoma da Andaluzia.
Um comentário:
Muito bom.Bem informativo.Diria histórico.Legal!
Postar um comentário