A Associação Atlética Caldense  estreou  seu novo uniforme reserva no domingo (30), contra o Cruzeiro,  em jogo  válido pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2011.
O material esportivo da Veterana - como o time também é conhecido - segue sendo fornecido pela Kickball, empresa já consolidada no mercado mineiro.
Antes  de analisar o modelo, gostaria de destacar o escudo e a logomarca da  Kickball bordados. Na minha opinião, isso valoriza mais a camisa.
Há ainda uma inscrição, logo abaixo do escudo, onde é possível ler: "Um clube. Um orgulho. Uma tradição."
Sei  que muitos não vão concordar, mas eu gostei. A simplicidade do modelo  criou uma certa harmonia entre tantas logomarcas, evitando uma  banalização maior do uniforme. Porém, admito que seria mais bonito ver  esse layout com apenas um ou dois anunciantes.
Mas não vou  criticar a quantidade de empresas que pagam para expor seus produtos em  camisas de clubes como a Caldense. Entendo que não é possível  trabalhar no Futebol sem dinheiro. A principal fonte de renda dessas  equipes é justamente o aluguel do espaço em seus uniformes. Na maioria  dos casos, são empresas da própria cidade que investem no time local.  Acho válido e extremamente importante para ambas as partes: o  patrocinador e a agremiação.
No  caso da Caldense, cinco empresas - sem contar a Kickball - marcam  presença: GM Costa (patrocinador master), Unimed Poços de Caldas (nos  calções e à frente da camisa, abaixo do patrocinador master), La Gare  Peugeot (nas costas, abaixo do número), Banco BMG (na manga direita) e  Start Outdoor (na manga esquerda).
A fonte dos números é a mesma usada pela Kickball há alguns anos, e que eu considero simples e bonita.
Infelizmente, na camisa titular, a cor verde não permite o equilíbrio entre os patrocinadores. Assim, a camisa fica poluída.   Esse modelo deverá ser usado pela primeira vez no dia 2 de Fevereiro,   quando a Caldense receberá o América no estádio Ronaldo Junqueira, em   jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro 2011.
Curiosidades
A Caldense é uma Associação Atlética porque é fruto da união de alguns times da cidade de Poços de Caldas, em 1925.
O 1º jogo do time em Belo Horizonte aconteceu em 1968, contra o Cruzeiro. A equipe celeste venceu por 3 a 0.
A Caldense chegou à elite do Futebol mineiro em 1972, após sagrar-se campeã estadual da segunda divisão no ano anterior.
O  título mais importante da história da Caldense foi o Campeonato Mineiro  de 2002 - ano em que América, Atlético, Cruzeiro e Mamoré não  participaram da competição. Posteriormente foi disputado um torneio  denominado "Supercampeonato Mineiro", com a presença destas cinco  equipes. Melhor do que americanos e atleticanos, a Veterana chegou à final contra o Cruzeiro, mas acabou derrotada.
Arthur Friedenreich apitou um jogo entre Caldense e Pernambuco em 1942, em Poços de Caldas.
Em  1979, a Caldense disputou o Campeonato Brasileiro e foi eliminada na 2ª  Fase. No total, realizou 16 jogos. Venceu sete, empatou três e perdeu  seis vezes. O resultado que mais chamou a atenção na campanha da Veterana  foi o empate em 1 a 1 com o Internacional, em Poços de Caldas. Isso  porque Paulo Roberto Falcão jogou no estádio Ronaldo Junqueira e o time  dirigido por Ênio Andrade viria a ser o campeão brasileiro naquele ano.
Os torcedores da Caldense têm uma enorme rivalidade com os do Rio Branco, da vizinha cidade de Andradas, mas o Azulão encerrou suas atividades profissionais no início de 2010.
 



 
 
3 comentários:
Bem legal. A cidade de Poços de Caldas é linda,a Caldense é um time tradicional e querido e merecidamente agora tem uma camisa que honra suas tradições
Eu gostei da camisa, ainda não sei como é o primeiro uniforme. A arte sempre fica bem diferente do material pronto. Mas a camisa branca ficou legal. Já é difícil ver camisas sem esse monte de propagandas. E isso não é problema só de clubes pequenos mais, o Corinthians mesmo, no ano passado, estampou anúncios na camisa inteira.
resumindo, até então a Caldense nunca ganhou nada né.
campeonato mineiro 2002 sem Atlético e Cruzeiro não é campeonato
Postar um comentário