segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Novas camisas da Caldense (2011)

A Associação Atlética Caldense estreou seu novo uniforme reserva no domingo (30), contra o Cruzeiro, em jogo válido pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro 2011.

O material esportivo da Veterana - como o time também é conhecido - segue sendo fornecido pela Kickball, empresa já consolidada no mercado mineiro.

Antes de analisar o modelo, gostaria de destacar o escudo e a logomarca da Kickball bordados. Na minha opinião, isso valoriza mais a camisa.

Há ainda uma inscrição, logo abaixo do escudo, onde é possível ler: "Um clube. Um orgulho. Uma tradição."

Uniforme reserva, visto de frente. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Sei que muitos não vão concordar, mas eu gostei. A simplicidade do modelo criou uma certa harmonia entre tantas logomarcas, evitando uma banalização maior do uniforme. Porém, admito que seria mais bonito ver esse layout com apenas um ou dois anunciantes.

Mas não vou criticar a quantidade de empresas que pagam para expor seus produtos em camisas de clubes como a Caldense. Entendo que não é possível trabalhar no Futebol sem dinheiro. A principal fonte de renda dessas equipes é justamente o aluguel do espaço em seus uniformes. Na maioria dos casos, são empresas da própria cidade que investem no time local. Acho válido e extremamente importante para ambas as partes: o patrocinador e a agremiação.

Uniforme reserva, visto de costas. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

No caso da Caldense, cinco empresas - sem contar a Kickball - marcam presença: GM Costa (patrocinador master), Unimed Poços de Caldas (nos calções e à frente da camisa, abaixo do patrocinador master), La Gare Peugeot (nas costas, abaixo do número), Banco BMG (na manga direita) e Start Outdoor (na manga esquerda).

A fonte dos números é a mesma usada pela Kickball há alguns anos, e que eu considero simples e bonita.

Infelizmente, na camisa titular, a cor verde não permite o equilíbrio entre os patrocinadores. Assim, a camisa fica poluída. Esse modelo deverá ser usado pela primeira vez no dia 2 de Fevereiro, quando a Caldense receberá o América no estádio Ronaldo Junqueira, em jogo válido pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro 2011.

Uniforme titular, que deve ser usado contra o América-MG.

Curiosidades

A Caldense é uma Associação Atlética porque é fruto da união de alguns times da cidade de Poços de Caldas, em 1925.

O 1º jogo do time em Belo Horizonte aconteceu em 1968, contra o Cruzeiro. A equipe celeste venceu por 3 a 0.

A Caldense chegou à elite do Futebol mineiro em 1972, após sagrar-se campeã estadual da segunda divisão no ano anterior.

O título mais importante da história da Caldense foi o Campeonato Mineiro de 2002 - ano em que América, Atlético, Cruzeiro e Mamoré não participaram da competição. Posteriormente foi disputado um torneio denominado "Supercampeonato Mineiro", com a presença destas cinco equipes. Melhor do que americanos e atleticanos, a Veterana chegou à final contra o Cruzeiro, mas acabou derrotada.

Arthur Friedenreich apitou um jogo entre Caldense e Pernambuco em 1942, em Poços de Caldas.

Em 1979, a Caldense disputou o Campeonato Brasileiro e foi eliminada na 2ª Fase. No total, realizou 16 jogos. Venceu sete, empatou três e perdeu seis vezes. O resultado que mais chamou a atenção na campanha da Veterana foi o empate em 1 a 1 com o Internacional, em Poços de Caldas. Isso porque Paulo Roberto Falcão jogou no estádio Ronaldo Junqueira e o time dirigido por Ênio Andrade viria a ser o campeão brasileiro naquele ano.

Os torcedores da Caldense têm uma enorme rivalidade com os do Rio Branco, da vizinha cidade de Andradas, mas o Azulão encerrou suas atividades profissionais no início de 2010.

3 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal. A cidade de Poços de Caldas é linda,a Caldense é um time tradicional e querido e merecidamente agora tem uma camisa que honra suas tradições

Vinnícius Silva disse...

Eu gostei da camisa, ainda não sei como é o primeiro uniforme. A arte sempre fica bem diferente do material pronto. Mas a camisa branca ficou legal. Já é difícil ver camisas sem esse monte de propagandas. E isso não é problema só de clubes pequenos mais, o Corinthians mesmo, no ano passado, estampou anúncios na camisa inteira.

Anônimo disse...

resumindo, até então a Caldense nunca ganhou nada né.
campeonato mineiro 2002 sem Atlético e Cruzeiro não é campeonato

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com