sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Camisa do Guaraní (do Paraguai)

Paraguaios posam antes da partida. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

Na terça-feira (22), o Club Guaraní veio ao Brasil para enfrentar o Cruzeiro - jogo válido pelo Grupo F da Copa Libertadores da América 2011.

Foi o primeiro confronto entre as duas equipes na história do Futebol. Melhor para a Raposa, que aplicou uma sonora goleada de 4 a 0 e vai bem na competição.

Esse uniforme te lembra algum time? Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

O uniforme dos paraguaios tem um layout conhecido e assemelha-se bastante com o do Peñarol, do Uruguai - não por acaso, como você saberá daqui a pouco.

A combinação "amarelo e preto" costuma dar certo e é uma das minhas preferirdas. Na verdade, não me lembro de nenhuma camisa que tenha errado nessa mistura.

Uniforme simples e bonito. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

Vamos agradecer à Wilson por nos brindar com essa bela camisa. A empresa americana não tem o Futebol como carro-chefe, mas arrisca-se nesse mercado.

São Caetano, Náutico, Ceará, Paysandu, São Raimundo e Anapolina são exemplos de times que já vestiram Wilson. Brasil-RS, Boavista-RJ e Cabofriense-RJ ainda trabalham com a marca.

Aurrecochea: um capítulo à parte. Foto: Vinnicius Silva/Futebol de Minas

O que mais chama a atenção nos uniformes do Guaraní é o uniforme do goleiro - que NÃO é confeccionado pela Wilson.

Pablo Fernando Aurrecochea usa camisas inspiradas em personagens de desenhos animados, histórias em quadrinho e seriados de televisão.

Pablo "Simpson" Aurrecochea. Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

A idéia surgiu de um comentário da esposa do jogador, que achava os uniformes de goleiros muito normais. Ela sugeriu ao marido o uso de cores mais vivas.

Em 2010, Aurrecochea aderiu à sugestão. Coincidência ou não, depois dessa "mudança" o Guaraní voltou a ser campeão paraguaio - título que não conquistava havia 14 anos.

Foto: Vinnícius Silva/Futebol de Minas

Aurrecochea já vestiu mais de 50 modelos diferentes, como Homem-Aranha, Hulk, Chapolin Colorado, Pantera Cor-de-Rosa, Super-Homem, Batman e até Bob Esponja!

Peças indispensáveis para qualquer colecionador de camisas de Futebol. Eu só preciso descobrir agora se os modelos estão disponíveis para compra (e onde).

Curiosidades

Um dia, em 1903, alguns jovens sócios do Olímpia se reuniram no campo do Clube para praticar Futebol, mas foram proibidos pelo responsável por guardar a bola. Na base da força, o grupo pegou a pelota e foi se divertir. Pouco tempo depois, a Polícia foi chamada para prender os "arruaceiros". Na fuga pelas ruas de Assunção, toparam com o General Caballero, que se solidarizou com os jovens e deu fim à confusão. Surgiu então a idéia de criar um outro clube de Futebol. Esses foram os primeiros passos para a fundação do Club Guaraní.

O Club Guaraní foi fundado em 12 de Outubro de 1903. O nome é uma homenagem à tribo indígena que povoava o país antes da colonização espanhola e ao idioma nacional.

As cores são uma referência ao famoso corsário inglês Francis Drake, que navegava com uma bandeira amarela e preta. Corsário, para quem não sabe, é um comandante de navio com autorização para atacar outros navios. Na prática, um pirata. Francis Drake "arrecadou" tantos recursos para a Inglaterra que foi condecorado com o título de "Sir" pela Rainha Isabel I.

O amarelo e preto também é uma homenagem proposta pelos irmãos Melian, que faziam parte do grupo de fundadores do Guaraní. Eles começaram a jogar Futebol no Peñarol, do Uruguai...

Não por acaso, o maior rival do Guaraní é o Olímpia. O jogo entre as duas equipes é conhecido como "Clássico Añejo". Os dois são os únicos times do Paraguai que nunca foram rebaixados para a 2ª divisão.

O Guaraní é onze vezes campeão paraguaio (1906, 1907, 1921, 1923, 1949, 1964, 1967, 1969, 1984, 1996 e 2010).

Texto de Fabio Pinel (http://twitter.com/PinelJornalista)

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal. O uniforme do goleiro é show mesmo.Muito bom saber os fatos pitorescos e históricos do futebol sul-americano.

Anônimo disse...

Aonde consigo comprar a camisa do Guarani do Paraguai?

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com