quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O clássico argentino no interior de Sergipe

Poucas vezes na história do futebol brasileiro aportuguesar uma palavra ou um nome estrangeiro rendeu casos tão curiosos como o que acontece no interior sergipano. Inspirados pelos dois maiores clubes argentinos, dirigentes das cidades de Cristinápolis e Carmópolis não se fizeram de rogados e criararam um "clássico" Boca Júnior e River Plate.


O River Plate, atual campeão sergipano, foi fundado em 1967 na cidade de Carmópolis, onde tem seu estádio Idalito Oliveira, que recebe 2.500 torcedores. Com uniforme idêntico ao clube de Buenos Aires, o River sergipano tem como um de seus patrocinadores o grupo de forró Calcinha Preta, o que transforma o clássico dos patrocinadores em um Calcinha Preta x Mulheres Perdidas, que também é um conjunto musical.

Denominado oficialmente Sociedade Esportiva River Plate (o original se chama Club Atlético River Plate), o River genérico tem, além do título de 2010, o estadual de 2009 da segunda divisão. No ano passado, o time debutou em competições nacionais, ficando em 28º lugar na Série D. Hoje, estreia na Copa do Brasil contra o Botafogo, em Aracaju.

O nome do Boca é mais curioso. Se chama Sociedade Boca Júnior Futebol Clube. Júnior mesmo, não Juniors, como o original (Club Atlético Boca Juniors). Mais novo do que o rival, o Boca foi fundado em 25 de dezembro de 1993 em Cristinápolis e o máximo que conseguiu foi ser o quinto colocado no Campeonato Sergipano de 2005. Tem, apenas, dois títulos da segunda divisão estadual, em 2004 e em 2007. Nunca disputou uma competição estadual e, assim como o Boca original, está em crise. Com o décimo lugar no campeonato do ano passado, o time hoje está na segunda divisão estadual.

Texto de Frederico Jota (http://www.twitter.com/FredericoJota)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com