segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Willem II Tilburg (2010/2011)

Willem II perdeu para o Excelsior no sábado (18). Foto: www.sbvexcelsior.nl

Já faz um tempo que eu acompanho a via crucis deste time no Campeonato Holandês (também conhecido como Eredivisie).

O Willem II é o lanterna, com oito pontos. Venceu apenas um jogo entre os 24 que disputou. Faltam 10 rodadas para o fim da competição.

A diferença entre Willem II e o tradicional Feyenoord - primeiro time fora da zona de rebaixamento - é de 17 pontos.

A equipe tem o pior ataque (com 22 gols marcados) e a pior defesa, com 67 gols sofridos (média impressionante de 2,8 por jogo).

São 18 derrotas. E por mais incrível que pareça, há (por enquanto) um time que perdeu mais vezes: o VVV-Venlo tem 19 derrotas.

Acho melhor falar um pouco da camisa do Willem II...

Está difícil esconder a frustração na equipe. Foto: Geert van Erven

As cores oficiais do Clube são o azul, o vermelho e o branco - o que faz a equipe e seus torcedores serem também conhecidos como Tricolores. O curioso é o uso da grafia em português.

A camisa titular é listrada verticalmente. Particularmente, acho difícil a combinação de listras nas cores azul, vermelho e branco dar certo, mas nesse caso não há muita "agressão" aos olhos.

Um dos raros momentos de comemoração. Foto: Geert van Erven

Ajuda o fato de apenas duas empresas estamparem suas logomarcas no uniforme: Pondres (uma empresa holandesa de Marketing) e a DPD Pakketservice (especializada em logísitca).

Vale destacar que a Pondres abriu mão do uso da cor original de sua logomarca (violeta escuro). Com certeza isso é um fator positivo na hora de analisar o visual da camisa.

Desenho dos uniformes titular e reserva.

Os uniformes são produzidos pela Masita, uma empresa holandesa que surgiu em 1933. Trabalhava apenas com couro, e nos anos 60 começou a explorar o mercado de material esportivo.

Tem grande participação no mercado holandês e exporta para diversos países europeus, como Inglaterra, França, Áustria, Suiça, Irlanda, Hungria e Croácia.

SBV Excelsior (Holanda), VVV-Venlo (Holanda), FC Otelul Galati (Romênia), FC Hansa Rostock (Alemanha), OFI Crete (Grécia) e FC Torpedo Kutaisi (Geórgia) são alguns exemplos de clubes que usam uniformes da Masita.

Uniforme reserva, no jogo contra o Ajax. Foto: Geert van Erven

Curiosidades

O Clube foi fundado na cidade de Tilburg em 12 de Agosto de 1896, e seu primeiro nome foi Tilburgia. Foi rebatizado em 12 de Janeiro de 1898 em homenagem ao Rei holandês Willem II.

As cores adotadas pelo Clube são inspiradas propositalmente na bandeira da Holanda.

O Willem II foi o primeiro campeão holandês na era profissional, iniciada na temporada 1954/1955, mas jamais ergueu a taça desde a criação da Eredivisie, em 1956.

No currículo constam ainda outros dois títulos nacionais (1916 e 1952), duas Copas da Holanda (1944 e 1963) e dois títulos da segunda divisão (1957 e 1965).

Na temporada 1999/2000, participou da UEFA Champions League na condição de vice-campeão holandês. Foi eliminado na primeira Fase de Grupos após dois empates e quatro derrotas. Integrava o Grupo G ao lado de Sparta Praga, Bordeaux e Spartak Moscou.

O Willem II foi, coincidentemente, o segundo clube nas carreiras do holandês Marc Overmars e do finlandês Sami Hyppiä. O holandês Jaap Stam também já vestiu a camisa dos Tricolores.

O único time que conseguiu perder para o Willem II (até agora) nessa temporada foi o Vitesse: 1 a 0, em Tilburg, na 20ª rodada.

Texto de Fabio Pinel (http://twitter.com/PinelJornalista)

2 comentários:

Anônimo disse...

e como o futebol e incrivel.
o willem ja disputou ate liga dos campeoes e hoje briga para nao cair...
Rafael campos. Anapolis ,goias.

Willen disse...

E eu querendo comprar essa camisa e não acho por um preço razoável no Brasil :/

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com