segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Esporte Clube Pelotas (2011)

Internacional 3x2 Pelotas, no Beira Rio. Foto: Divulgação/Vipcomm

Há tempos o Pelotas chama minha atenção. Na infância, quando acompanhava os "Gols do Fantástico", não entendia bem a existência um time de camisa amarela que não fosse a seleção.

Dono de uma combinação pouco comum no Futebol brasileiro (amarelo e azul), este centenário clube gaúcho também é conhecido por Áureo-Cerúleo.

Cores combinam, mas patrocinadores "poluem". Foto: Divulgação/Vipcomm

O uniforme do Pelotas não é feio, mas também não posso afimar que é bonito. Limito-me a dizer que é simples, sem invenções.

O grande problema é o excesso de patrocinadores. Ao contrário da Caldense e do Tupi, nesse caso o número de anunciantes prejudica o resultado final.

Atrás, a camisa mostra-se bem simples e discreta. Foto: Divulgação/Vipcomm

São 6 patrocinadores: Embratel, HDI Seguros, Banrisul, Multisom, Claro e Marvel (concessionária de carros). Sem contar a Squema - fornecedora do material esportivo.

Um ponto positivo: o escudo e a logomarca da Squema são emborrachados.

Outro ponto de vista da camisa por trás. Foto: Divulgação/Vipcomm

Sobre a Squema: a empresa nasceu em 2003, na cidade de Três de Maio-RS. Tem uma clientela diversificada, fornecendo uniformes para escolas, universidades, blocos carnavalescos e, claro, times de Futebol.

Veranópolis, Internacional de Santa Maria, São José, Cruzeiro de Porto Alegre, Brasil de Farroupilha, Três Passos e Rio Branco-AC são alguns dos clientes da Squema, que está para o Rio Grande do Sul como a Kickball está para Minas Gerais.

O material dos uniformes não é de primeira linha. O tecido é mais grosso e pesado, mas também não é justo exigir a mesma qualidade de Nike, Umbro, Adidas...

Curiosidades

O Esporte Clube Pelotas nasceu em 1908, da fusão entre o Club Sportivo Internacional e o Foot-ball Club.

Em 1909, venceu o Sport Club Rio Grande. Foi a 1ª derrota da história deste que é o clube de Futebol mais antigo do Brasil.

O título mais importante do Pelotas é o Campeonato Gaúcho de 1931. O time foi vice-campeão estadual cinco vezes (a última em 1960).

A mascote do Pelotas é um Lobo.

Em 2002 participou da Copa Sul-Minas. Jogou contra 15 times e terminou em 14º lugar, à frente apenas de Mamoré-MG e Joinvile-SC.

No jogo Atlético-MG 2x2 Pelotas, em 6 de Abril de 2002, pela Copa Sul-Minas, o Lobão ficou marcado negativamente. Com três jogadores expulsos e preocupado com o risco eminente de ser goleado, o então técnico do time, Arnaldo Lira, mandou alguns de seus comandados simularem contusão. Por falta de número suficiente de atletas em campo, o árbitro Sandro Schmidt encerrou a partida bem antes do tempo regulamentar terminar.

8 comentários:

Anônimo disse...

Gosto destes textos que mostram além da forma das camisas, também a história dos seus Clubes.Parabéns

Rodrigo disse...

belo texto, belo blog Pinel, acompanho vc tanto no twitter, quanto nos tempos de rede Minas, agora na band não te acompanho tanto pelo horário do programa, parabéns

Anônimo disse...

Esta combinação de cores é espetacular !
Azul e amarelo !

Anônimo disse...

Olá Pessoal,
Fique muito feliz em ver o uniforme do meu Pelotas em destaque no Blog de vocês.
Para colaborar um pouco mais, gostaria de dizer que as cores azul e amarelo são uma homenagem à Cidade de Pelotas que possui estas mesmas cores no Brasão do Município e que está colocado no centro da Bandeira.
A própria expressão "aureo ou auri-cerúleo" refere-se as cores amarelo e azul, do mesmo modo que alvi-rubro, alvi-negro etc.
Além disso, o Pelotas possui uma torcida fanática que canta o jogo todo e acompanha o Time em todos os jogos, incluindo os fora de casa.
No ano de 2010 por exemplo, na decisão do segundo turno do Campeonato Gaucho, mais de 3 mil torcedores foram ao Beira-Rio acompanhar e apoiar o Lobão contra o poderoso SC Internacional. Existem fotos no próprio Site oficial do Clube.
Um grande abraço a todos!
João Francisco.

Eduardo Farias disse...

Olá amigos
Em relação às cores do meu Lobão está errada a informação. Não é por causa da bandeira da cidade. Acontece que a reunião de fundação do Esporte Clube Pelotas (Sport Club Pelotas na época) se deu na sede do Clube Caixeiral de Pelotas (que é azul e amarelo. Sendo assim, como homenagem a esse outro clube que cedeu o espaço para a reunião onde foi fundado meu glorioso azul e amarelo.
Abraços

Anônimo disse...

Informação!! Para 2013 o uniforme do Lobão (Pelotas)será nada menos do que a ADIDAS.
Já temos a combinação de cores mais bonitas e agora teremos a camisa mais bonita.

Anônimo disse...

Esse sim é um clube do interior, glorioso. Insuperável em emoção e tradição. O E.C.Pelotas, quando comecei a ir ao futebol era azul ( bem escuro ), quase marinho e ouro ( amarelo ouro ). O tempo passou e mudaram-se as tonalidades e as preferencias. Mas, continua com uniforme bonito, ainda mais agora, com a ADIDAS na camisa. Renato.

Fred Mendes disse...

Contra o Atlético Mineiro na Sul Minas o Pelotas teve 3 jogadores expulsos e um se machucou, por isso o termino da partida, o resultado era de 2x2 e faltava 10 minutos para o fim da partida, o Pelotas foi assaltado naquela partida, empatou o jogo quando já tinha 2 jogadores a menos, o juiz arranjou para o Atlético não passar vergonha, e o Juliano, o jogador que saiu com lesão simplismente teve que passar por uma cirurgia de ligamentos, ficou 6 meses sem atuar, essa informação é totalmente parcial, é lógico que um clube com o poder politico do atlético levou a melhor no julgamento e o Pelotas perdeu o ponto. Saudações e o blog e nota 10, tirando essa informação ERRADA. Abraço

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com